Projeto Integra Roraima tem as primeiras promessas escoteiras em Boa Vista - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Projeto Integra Roraima tem as primeiras promessas escoteiras em Boa Vista

22 fevereiro 2019

A equipe dos Escoteiros do Brasil que dá suporte ao Projeto Integra Roraima em Boa Vista-RR segue colhendo frutos: no início de fevereiro, um grupo de crianças alcançadas pela iniciativa realizou a Promessa Escoteira, marcando o início da caminhada no Movimento Escoteiro. As crianças fazem parte das duas Seções Autônomas do Projeto Integra Roraima – Fraternidade Sem Fronteiras.

O fato é resultado de fatores como o esforço e atuação de toda a equipe que está envolvida no Integra. Claudio Rivero, que conduziu o momento da Promessa, é venezuelano, e foi contratado como animador territorial e educador do Projeto. Além de Claudio, outros três voluntários são parte da equipe: Ivanildo Gomes, de Boa Vista, é responsável pela parte burocrática de registros e abertura de novas seções; Mary e Eduardo, assim como Claudio, são da Venezuela, e também cuidam das atividades em UELs da região. “O Projeto está mudando a vida destes adolescentes e crianças. Esperam com muito entusiamo as atividades e os pais pouco a pouco também estão se integrando. Não está sendo fácil, porém as mudanças já são percebidas na atitude de todos”, relatou Claudio.

Em termos de destaque na preparação de equipe, ao final de 2018 houve um treinamento apresentado aos membros da equipe do Projeto. A orientação foi dada por Ilka Denise Rossetto Gallego Campos, segunda vice-presidente dos Escoteiros do Brasil e coordenadora do Projeto Integra Roraima, e focou na utilização dos Kits Alcateia e Tropa Escoteira – o material orienta os seis primeiros meses de atividades em uma nova Seção Escoteira Autônoma. A reunião ocorreu durante a visita técnica de Ilka e de Jéssica Scherer, profissional do Escritório Nacional, à cidade de Boa Vista.

Além das apresentações sobre os kits, logo no início de 2019 foram conduzidos dois cursos – um Preliminar e um Básico – à equipe do Integra em Roraima. A condução ficou sob responsabilidade de Marcos Ramacciato, do Escritório Nacional, Francisco Charles Martins, Jair Maia, João Henrique Ortiz Rosa, Lindomar Raimundo e Gracilene de Medeiros, e os cursos aconteceram em 09 e 10 de fevereiro. “É gratificante ver o impacto no aspecto humano. Diariamente estamos recebendo depoimentos das pessoas sobre a mudança de atitude e visão de esperança e otimismo  que, por meio de nossas ações, estamos ajudando a desenvolver”, explicou Marcos.

O Projeto Integra Roraima foi lançado em agosto de 2018 com o objetivo de levar o Escotismo às crianças, adolescentes e jovens venezuelanos que se encontram em situação de Migração e Refúgio, oferecendo proposta de educação que valoriza identidades e dialoga com os jovens. Muitos residem em centros de acolhimento ou em condições provisórias de moradia na cidade de Boa Vista – Roraima.

 

Skip to content