Plataforma virtual vai selecionar adolescentes para iniciativa participativa - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Plataforma virtual vai selecionar adolescentes para iniciativa participativa

30 novembro 2017

Já pensou como seria a nossa sociedade se os adolescentes pudessem ser mais ativos e ouvidos? O CONANDA (Conselho Nacional de Direito da Criança e do Adolescente) lançou uma iniciativa que pretende promover a participação adolescentes no debate sobre o futuro.

Por meio do Comitê de Participação de Adolescentes (CPA), os adolescentes serão reunidos em debates e ações promovidas pelo CONANDA, além de agir diretamente na organização da Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente e do Plano de Aplicação do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente.

Serão 47 participantes, dos quais 10 serão selecionados por meio de uma plataforma virtual. A seleção virtual acontecerá em duas etapas:

Etapa 1: na página, os adolescentes lançarão propostas no tema “Como seria o mundo se os adolescentes participassem e fossem ouvidos” e votarão nas demais propostas. Cada voto realizado e recebido nos comentários rende pontos. Os 40 adolescentes com mais pontos passam para a 2ª etapa.

Etapa 2: os adolescentes criarão um vídeo debatendo o tema da seleção e publicarão em suas redes sociais (Youtube, Instagram, Facebook). Os 10 adolescentes que tiverem vídeos com mais likes (votos positivos) serão eleitos para o CPA, seguidos por mais 10 participantes suplentes. Já os outros vinte formarão um grupo de comunicadores que poderão ser convidados para eventos e debates realizados pelo Conanda.

Os participantes do CPA terão mandato de dois anos, e poderão propor as regras para conduzir os trabalhos dos próximos grupos. Para participar, é importante que os candidatos tenham entre 12-16 anos. A participação e mais informações podem ser encontradas pelo site https://participa.direitosdacrianca.gov.br/.

Os Escoteiros do Brasil apoiam esta iniciativa. Faça sua inscrição e participe do debate ativo de políticas para infância no Brasil!

Skip to content