‘Operação Abacaxi’ é registrada em livro e autor conta experiência em Jamboree Mundial - Escoteiros do Brasil
Área do associado

‘Operação Abacaxi’ é registrada em livro e autor conta experiência em Jamboree Mundial

23 março 2018

Entre as diversas histórias incríveis que ouvimos sobre as atividades que os escoteiros desenvolvem e participam em todo o país e no mundo, certamente as mais encantadoras envolvem alguma experiência em um Jamboree. No ano de 1955, um trio de jovens do Grupo Escoteiro Carajás (2°/SP) resolveu escrever e viver um episódio marcante relacionado ao acampamento escoteiro mundial: motivados por um sonho, Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly embarcaram em um Jeep Willys adaptado, e percorreram as três Américas para chegar ao Canadá, onde aconteceu o 8° Jamboree Escoteiro Mundial.

A expedição é grandiosa em vários sentidos, desde o início. Os três, na época com cerca de 19 anos, tinham um sonho de viajar uma grande distância, de carro. Inicialmente, a viagem seria até a cidade de Niagara-on-the-Lake, onde o Jamboree Mundial aconteceria. Mas após o evento, o grupo seguiu viagem até o Alasca, em uma jornada que ficou batizada de ‘Operação Abacaxi’. O nome aponta justamente para os desafios e dificuldades em realizar o feito, uma vez que a viagem de ida e volta levou quase 73 mil quilômetros, e foi realizada em pouco mais de um ano.

Outro propósito da viagem era provar a resistência e qualidade das peças automotivas fabricadas no Brasil, que ajudou o grupo a angariar ajuda e recursos para a empreitada. 375 dias depois de partir da capital paulista, e tendo cruzado 19 países, os três viajantes retornaram ao Brasil carregados de histórias e tendo vivido uma experiência riquíssima.

Do grupo que realizou a viagem, apenas o sr. Hugo Vidal está vivo. Aos 84 anos, o uruguaio de nascença sentou para registrar as memórias da aventura, auxiliado por Grace Downey – viajante em quatro rodas, e sobrinha de Charles Downey – que editou o livro “Operação Abacaxi – Flashes de uma Aventura”, que deve ser lançado no próximo bimestre, pela Editora Overlander. O livro conta histórias vividas por Charles, Hugo e Jan no percurso, além de apresentar fotos inéditas.

Que tal você também viver essa experiência? Inscreva-se já no 7° Jamboree Escoteiro Nacional 2018, em Barretos-SP!

Skip to content