ONU Meio Ambiente convida grupos de limpeza de praia para a campanha Mares Limpos - Escoteiros do Brasil
Área do associado

ONU Meio Ambiente convida grupos de limpeza de praia para a campanha Mares Limpos

13 setembro 2017

Este ano, o Dia Internacional de Limpeza de Praias (o Clean Up Day) contará com o reforço da campanha #MaresLimpos, da #ONUMeioAmbiente, no Brasil.

Todos os anos, milhares de pessoas se reúnem para realizar limpezas de praias e outros corpos d’água em todo o mundo durante o mês de setembro. Em 2017, a ONU Meio Ambiente quer reunir os esforços realizados no Brasil sob o guarda-chuva de sua mais ambiciosa campanha, a Mares Limpos, e levantar o panorama do lixo em nossas praias.

Todos os Grupos Escoteiros que estão próximos de praias ou rios podem aderir à campanha, se cadastrando como um dos grupos que realizarão ações de limpeza de praias no período entre os dias 16 e 24 de setembro, que ficará conhecida como a #SemanaMaresLimpos de Limpeza de Praias.

As inscrições podem ser feitas por meio do link bit.ly/CadastroMaresLimpos a partir do dia 23 de agosto.

Os grupos inscritos receberão um pacote da campanha com cartilha de orientações sobre como realizar o clean up, fichas de catalogação do lixo encontrado e material da campanha para impressão (logo, cartazes).

As informações sobre o lixo coletado em cada ação será contabilizada e fará parte de um panorama nacional sobre o lixo no mar, que será enviado ao Ministério do Meio Ambiente e subsidiará a elaboração do Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar. A metodologia de coleta de dados foi elaborada pelo Instituto #Ecosurf, parceiro da campanha.

A #SemanaMaresLimpos tem como meta inscrever ao menos 100 grupos em todo o país, sendo pelo menos um grupo de cada estado banhado pelo Atlântico. Faça parte desse super movimento e ajude a mudar a maré de plásticos que invade nossos mares!

Mais informações no link

Skip to content