Nota Oficial sobre a estátua de Baden-Powell em Poole - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Nota Oficial sobre a estátua de Baden-Powell em Poole

14 junho 2020

Temos acompanhado nos últimos dias os desdobramentos em relação às manifestações em todo mundo do movimento “Black Lives Matter” (Vidas Negras Importam) por conta do episódio profundamente lamentável e condenável ocorrido nos Estados Unidos que levou George Floyd a morte. 

A consequência disso tem sido um amplo questionamento do papel dos grandes líderes históricos em torno do racismo, com reflexo em debate na mídia americana, europeia e brasileira. A possível remoção da estátua de Lord Robert Baden-Powell da cidade de Poole, Dorset, Reino Unido – local de embarque para Brownsea Island, local do primeiro acampamento experimental do fundador Baden-Powell em 1907, também foi amplamente noticiasdo nos últimos dias. A situação da estátua está sendo monitorada pela Organização Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) e pela Associação Escoteira do Reino Unido.

Como fundador do Movimento Escoteiro Mundial, Baden-Powell, nascido em 1857, inspirou a criação de um movimento que cresce há mais de 113 anos. Baden-Powell viveu em uma era diferente e dentro de realidades muito distintas das atuais. Hoje, o Movimento Escoteiro e Bandeirante, que ele fundou, atendem mais de 64 milhões de criança e jovens, meninos e meninas, em 224 países e territórios, promovendo tolerância, solidariedade e incentivando o diálogo pela paz. O Movimento Escoteiro é o maior movimento jovem e de educação não-formal do mundo. No Brasil, somos mais de 115 mil crianças, jovens e adultos.

O escotismo oferece um ambiente inclusivo para reunir jovens de todas as etnias, culturas e origens sociais, e cria oportunidades de aprendizado sobre como promover a paz, a justiça e a igualdade. Os Escoteiros do Brasil promovem a diversidade e inclusão, pilares fundamentados na Promessa e Lei Escoteira, enquanto denuncia todas as formas de racismo, discriminação, desigualdade e injustiça. 

Por gerações o Movimento Escoteiro tem reunido milhões de jovens de diferentes culturas e origens para promover a amizade, tolerância, cooperação e compreensão. Isso acontece desde a comunidade em que a unidade escoteira está localizada, por todo o Brasil, bem como em nível mundial nos acampamentos e encontros internacionais. Construímos pontes nas nossas comunidades, apoiamos os jovens no seu processo de desenvolvimento através de nosso programa educativo. 

Objetivamente, não há lugar para preconceito ou discriminação de qualquer tipo nos Escoteiros do Brasil. Celebramos ativamente a diversidade das origens, talentos, pensamentos e habilidades de nossos membros que fazem do Escotismo a comunidade vibrante que é hoje. 

Encorajamos nossos jovens a compartilhar os valores escoteiros na construção de um Mundo Melhor.

 

 

Skip to content