Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Nota Oficial sobre a est√°tua de Baden-Powell em Poole

14 de junho de 2020


Temos acompanhado nos √ļltimos dias os desdobramentos em rela√ß√£o √†s manifesta√ß√Ķes em todo mundo do movimento ‚ÄúBlack Lives Matter‚ÄĚ (Vidas Negras Importam) por conta do epis√≥dio profundamente lament√°vel e conden√°vel ocorrido nos Estados Unidos que levou George Floyd a morte.¬†

A consequ√™ncia disso tem sido um amplo questionamento do papel dos grandes l√≠deres hist√≥ricos em torno do racismo, com reflexo em debate na m√≠dia americana, europeia e brasileira. A poss√≠vel remo√ß√£o da est√°tua de Lord Robert Baden-Powell da cidade de Poole, Dorset, Reino Unido – local de embarque para Brownsea Island, local do primeiro acampamento experimental do fundador Baden-Powell em 1907, tamb√©m foi amplamente noticiado nos √ļltimos dias. A situa√ß√£o da est√°tua est√° sendo monitorada pela Organiza√ß√£o Mundial do Movimento Escoteiro (WOSM) e pela Associa√ß√£o Escoteira do Reino Unido.

Como fundador do Movimento Escoteiro Mundial, Baden-Powell, nascido em 1857, inspirou a cria√ß√£o de um movimento que cresce h√° mais de 113 anos. Baden-Powell viveu em uma era diferente e dentro de realidades muito distintas das atuais. Hoje, o Movimento Escoteiro e Bandeirante, que ele fundou, atendem mais de 64 milh√Ķes de crian√ßa e jovens, meninos e meninas, em 224 pa√≠ses e territ√≥rios, promovendo toler√Ęncia, solidariedade e incentivando o di√°logo pela paz. O Movimento Escoteiro √© o maior movimento jovem e de educa√ß√£o n√£o-formal do mundo. No Brasil, somos mais de 115 mil crian√ßas, jovens e adultos.

O escotismo oferece um ambiente inclusivo para reunir jovens de todas as etnias, culturas e origens sociais, e cria oportunidades de aprendizado sobre como promover a paz, a justiça e a igualdade. Os Escoteiros do Brasil promovem a diversidade e inclusão, pilares fundamentados na Promessa e Lei Escoteira, enquanto denuncia todas as formas de racismo, discriminação, desigualdade e injustiça. 

Por gera√ß√Ķes o Movimento Escoteiro tem reunido milh√Ķes de jovens de diferentes culturas e origens para promover a amizade, toler√Ęncia, coopera√ß√£o e compreens√£o. Isso acontece desde a comunidade em que a unidade escoteira est√° localizada, por todo o Brasil, bem como em n√≠vel mundial nos acampamentos e encontros internacionais. Constru√≠mos pontes nas nossas comunidades, apoiamos os jovens no seu processo de desenvolvimento atrav√©s de nosso programa educativo.¬†

Objetivamente, não há lugar para preconceito ou discriminação de qualquer tipo nos Escoteiros do Brasil. Celebramos ativamente a diversidade das origens, talentos, pensamentos e habilidades de nossos membros que fazem do Escotismo a comunidade vibrante que é hoje. 

Encorajamos nossos jovens a compartilhar os valores escoteiros na construção de um Mundo Melhor.

 

 

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens