Movimento Escoteiro e Projeto Minas Indígena criam parceria em Minas Gerais - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Movimento Escoteiro e Projeto Minas Indígena criam parceria em Minas Gerais

4 dezembro 2018

O Projeto Minas Indígena acaba de ganhar uma importante parceria: os Escoteiros do Brasil – Região Escoteira de Minas Gerais, representado pelo 98ºMG – Grupo Escoteiro Parque das Águas (98º/MG) de Belo Horizonte. Juntas, as organizações criaram a ação ‘Ererré – Mil Povos, em Um’, que tem como principal objetivo proporcionar a troca de conhecimentos entre escoteiros e indígenas de Minas Gerais.

A troca deve acontecer principalmente por meio de visitas dos Escoteiros às aldeias, proposta que envolve caravanas solidárias para levar alimentos e vestimentas às famílias indígenas em situação de alta vulnerabilidade social. A expectativa é que outros grupos escoteiros da capital mineira, e eventualmente do restante do estado e do país, também se envolvam na ação.

No último sábado (24 de novembro) aconteceu o primeiro encontro da ação, na sede do Grupo Escoteiro Parque das Águas (98°/MG). Durante o encontro, os indígenas Pataxó, Hayô e Célia Angohó falaram aos escoteiros um pouco sobre o dia a dia na aldeia, sobre costumes, religião, alimentação, entre outros. Houve bastante interesse por parte dos lobinhos do grupo, que fizeram muitas perguntas aos representantes indígenas.

Além disso, 14 associados dos Escoteiros do Brasil deverão participar da 6° edição dos Jogos dos Povos Indígenas de Minas Gerais. Os Jogos são idealizados e organizados pelo Conselho dos Povos Indígenas do Estado de Minas Gerais (COPIMG), e têm como objetivo a promoção do esporte nas aldeias indígenas mineiras, como ferramenta socioeducacional e que fortalece a identidade das culturas tradicionais, ao estimular valores originais e permitir o intercâmbio entre as etnias. O evento ocorre entre os dias 12 e 15 de dezembro na Reserva Indígena Xakriabá, no município de São João das Missões-MG. Os Escoteiros que participarão da competição embarcam no dia 08.

Skip to content