Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Movimento Escoteiro e Projeto Minas Indígena criam parceria em Minas Gerais

4 de dezembro de 2018


O Projeto Minas Ind√≠gena acaba de ganhar uma importante parceria: os Escoteiros do Brasil – Regi√£o Escoteira de Minas Gerais, representado pelo 98¬ļMG – Grupo Escoteiro Parque das √Āguas (98¬ļ/MG) de Belo Horizonte. Juntas, as organiza√ß√Ķes criaram a a√ß√£o ‚ÄėErerr√© ‚Äď Mil Povos, em Um‚Äô, que tem como principal objetivo proporcionar a troca de conhecimentos entre escoteiros e ind√≠genas de Minas Gerais.

A troca deve acontecer principalmente por meio de visitas dos Escoteiros às aldeias, proposta que envolve caravanas solidárias para levar alimentos e vestimentas às famílias indígenas em situação de alta vulnerabilidade social. A expectativa é que outros grupos escoteiros da capital mineira, e eventualmente do restante do estado e do país, também se envolvam na ação.

No √ļltimo s√°bado (24 de novembro) aconteceu o primeiro encontro da a√ß√£o, na sede do Grupo Escoteiro Parque das √Āguas (98¬į/MG). Durante o encontro, os ind√≠genas Patax√≥, Hay√ī e C√©lia Angoh√≥ falaram aos escoteiros um pouco sobre o dia a dia na aldeia, sobre costumes, religi√£o, alimenta√ß√£o, entre outros. Houve bastante interesse por parte dos lobinhos do grupo, que fizeram muitas perguntas aos representantes ind√≠genas.

Al√©m disso, 14 associados dos Escoteiros do Brasil dever√£o participar da 6¬į edi√ß√£o dos Jogos dos Povos Ind√≠genas de Minas Gerais. Os Jogos s√£o idealizados e organizados pelo Conselho dos Povos Ind√≠genas do Estado de Minas Gerais (COPIMG), e t√™m como objetivo a promo√ß√£o do esporte nas aldeias ind√≠genas mineiras, como ferramenta socioeducacional e que fortalece a identidade das culturas tradicionais, ao estimular valores originais e permitir o interc√Ęmbio entre as etnias. O evento ocorre entre os dias 12 e 15 de dezembro na Reserva Ind√≠gena Xakriab√°, no munic√≠pio de S√£o Jo√£o das Miss√Ķes-MG. Os Escoteiros que participar√£o da competi√ß√£o embarcam no dia 08.

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens