Jovem gaúcha produz web série com foco no Escotismo para curso de Jornalismo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Jovem gaúcha produz web série com foco no Escotismo para curso de Jornalismo

13 setembro 2019

Há tempos jovens universitários escolhem o Escotismo como objeto de estudo no meio acadêmico, produzindo trabalhos de conclusão de curso, artigos e projetos com foco no Movimento Escoteiro, Método e Programa educativos. Uma produção recente é a de Ana Claudia Guerim, estudante de Jornalismo de Curitiba. Durante o primeiro semestre de 2019, para a matéria de Web Série do curso da Universidade Tuiuti do paraná, Ana produziu dois episódios com foco no Escotismo, para tentar mostrar a própria rotina e desafios no Movimento Escoteiro.

Ana Claudia veio de Caibaté, uma cidade da região das Missões, no Rio Grande do Sul, para estudar em Curitiba. Passou por problemas na primeira faculdade, justamente por conta do Escotismo. “Tive problemas no começo porque sofri bullying na primeira universidade que passei, por ser escoteira. Foi algo complicado na época e que me fez repensar o porquê de as pessoas verem o escotismo de forma tão ignorante”, explicou. A partir dessa experiência e em uma nova instituição, a jovem focou no Movimento Escoteiro para contar um pouco do que tanto a ajudou a prosseguir. Surgiu a Web série “Unidos por um Ideal”.

São dois episódios: o primeiro conta sobre a Promessa Escoteira, ou o ‘começo’, nas palavras de Ana. O segundo trata da Fraternidade. “Conheço gente que é escoteira aqui no Brasil e gente que é escoteira fora do brasil. Somos milhões de pessoas vivendo por um único ideal. Quis mostrar que o Escotismo é muito mais do que as pessoas enxergam por aí”, completou. Ana credita ao Movimento Escoteiro a preparação para enfrentar os desafios encontrados na cidade e realidade novas. “Costumo dizer que existia uma Ana antes do Escotismo e existe uma Ana depois, porque é algo que realmente mudou minha vida e minha visão de enxergar o mundo, de uma forma melhor”, finalizou.

A Web Série de Ana Claudia está disponível pelo YouTube desde julho. O episódio “Promessa” pode ser acessado clicando aqui e o episódio “Fraternidade” está neste link.

Skip to content