Hoje acontece o Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Hoje acontece o Rosh Hashaná, o Ano Novo Judaico

20 setembro 2017

O Ano Novo Judaico, conhecido como Rosh Hashaná, é um dos feriados mais significativos dos judeus. Ao contrário da maioria das celebrações de fim de ano, comemoradas com muitas festas, este evento abrange uma profunda meditação sobre o passado, onde se faz um balanço de tudo o que aconteceu no ano velho, o que se concretizou, o que se deixou de realizar, entre várias outras questões existenciais. A partir dessa reflexão planeja-se um período melhor no futuro, onde as pessoas têm a chance de avaliar seus erros e se redimir de seus pecados diante de Deus.

Ele é festejado com refeições tradicionais em família, geralmente acompanhadas de maçã e mel. Para se ter uma ideia da importância da data, o Rosh Hashaná é considerado um dos dois Grandes Feriados do judaísmo. O outro é o Yom Kipur, que se inicia dez dias depois. Juntos, eles compõem o que se conhece como a era dos Grandes Feriados.

De fato, o Rosh Hashaná conta com quatro eventos conectados: o Ano Novo judaico, o dia do julgamento, o dia da lembrança e o dia do toque do shofar. Estes acontecimentos estão essencialmente ligados à criação do Homem, que segundo o Talmud (uma coletânea de livros sagrados judaicos), aconteceu no primeiro dia do mês chamado de Tishrei. Assim, ele marca o dia em que essa geração se processou, e oferece a todos a oportunidade de se renovar e de se purificar, conquistando assim um novo recomeço.

Rosh Hashaná significa ‘cabeça do ano’, uma referência à importância do cérebro para o Homem na estruturação de sua existência. É uma forma de oferecer a cada um o dia do julgamento, durante o qual o homem pode se decidir pela retificação de seus erros, por meio do arrependimento – teshuvah -, da oração – tfiloh – e da caridade – tzedakah. O judeu é valorizado em seu livre arbítrio, ele tem o poder da escolha que parte da consciência, e detém o potencial de mergulhar em si mesmo e de perceber o que deve ser mudado.

Os Escoteiros do Brasil desejam à toda comunidade judaica brasileira, tão importante dentro da nossa diversidade cultural, um feliz Rosh Hashaná e que este ano novo traga paz, saúde, prosperidade e fraternidade entre todas as nações e confissões religiosas. Shaná Tová Umetaku (Ano bom e doce).

Skip to content