Grupo Escoteiro revitaliza Área de Proteção Permanente em Manaus - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Grupo Escoteiro revitaliza Área de Proteção Permanente em Manaus

3 agosto 2017

O Grupo Escoteiro Chapada (37º/AM) realizou, na manhã do sábado,29 de julho, um mutirão ecológico para coletar resíduos e fazer o plantio de mudas num trecho de área de preservação permanente do Igarapé dos Franceses, que passa pelo conjunto Tocantins, na zona Centro-Sul de Manaus.

35 crianças e jovens entre Lobinhos e Pioneiros, 4 Chefes, 6 pais e o Garis da Alegria da Prefeitura de Manaus, fizeram uma apresentação musical e uma brincadeira lúdica voltada à conscientização para o meio ambiente. Além disso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMMAS) ofereceu uma palestra sobre os efeitos das queimadas na área urbana, com orientações sobre o descarte sustentável do lixo e outros cuidados com o planeta.

Mais tarde, os jovens colocaram todo o conhecimento em prática, ajudando na revitalização da APP.”Fizemos uma varredura de 40 minutos recolhendo 20 sacos de 200 litros de entulhos entre: papeis, plásticos, metais e vidros. Ao todo, recolhemos 300kg que foram entregues ao caminhão da coleta seletiva que passa no local”, explicou Lucas, chefe do grupo.

Para fechar a atividade, o grupo ainda plantou 22 mudas de árvores frutíferas e palmeiras, contribuindo para a recuperação ambiental do local e fixou placas de orientação. “Como tínhamos essa área que é dentro da nossa comunidade degradada com o descarte irregular de lixo, entulho e moveis usados, fizemos essa atividade pautados pelo Muteco 2017 com a finalidade de orientar os moradores e para a preservação da área verde, onde habitam pássaros e outros animais silvestres”, completa Lucas.

Skip to content