Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Escotismo é coisa de mulher, sim

7 de março de 2020


Fotografia: Alexandre de Ara√ļjo

 

_

por Jéssica Constantino

 

Você sabia que, no início da criação, Escotismo era só para rapazes? Para que você, suas amigas e suas chefes pudessem estar presente no Movimento Escoteiro hoje, muitas mulheres foram símbolo de mudança e resistência.

Uma dessas protagonistas foi Vera Barclay, que assumiu em 1916 a lideran√ßa dos primeiros lobinhos. Sua chegada no movimento criou precedente em uma √©poca que ainda existiam d√ļvidas sobre a capacidade das mulheres desempenharam qualquer papel no Escotismo. Mas, Vera se mostrou uma incr√≠vel l√≠der, e aos poucos, essa e outras mulheres conseguiram transformar a realidade em que viviam, e nos possibilitaram fazer parte da grande Fraternidade Escoteira. Obrigada, mulheres!

Atualmente, somos 44.509 mulheres registradas na institui√ß√£o, e destas, mais de 30 mil s√£o membros jovens (lobinhas, escoteiras, guias e pioneiras). √Č interessante ver esse grande n√ļmero, n√£o √©? Mas precisamos ter em mente que n√£o ainda somos a metade do quantitativo de homens a fazer parte do Escotismo no pa√≠s. A boa not√≠cia √© que, ao longo de 10 anos, conseguimos crescer dentro da institui√ß√£o, j√° que em 2010 t√≠nhamos aproximadamente 16 mil jovens mulheres registradas.

Tamb√©m temos em nosso pa√≠s a √ļnica pessoa que recebeu o ‚ÄúLobo de Bronze‚ÄĚ, condecora√ß√£o outorgada pelo Comit√™ Escoteiro Mundial, e ela √© uma mulher. Melissa Casagrande tem uma bagagem de mais de 27 anos de Escotismo e √© uma das √ļnicas 12 mulheres no mundo a ser reconhecida com esta homenagem. Casagrande foi uma das respons√°veis por organizar, em 1996, o primeiro F√≥rum Nacional de Jovens L√≠deres!

As mulheres vieram para ficar. Atualmente, temos cinco Regi√Ķes Escoteiras sendo presididas por mulheres e, no Escrit√≥rio Nacional, elas representam 56% do quadro de funcion√°rios. Isso s√≥ prova que, mesmo que a passos pequenos, estamos conquistando espa√ßo dentro da nossa institui√ß√£o e mostrando que Escotismo √© para mulheres, sim!

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens