Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Escoteiros do interior de SP arrecadam alimentos para tribo indígena

11 de abril de 2016


Os escoteiros do 16¬ļ Distrito (que inclui v√°rios grupos de Jundia√≠) fazem campanha para arrecadar alimentos e material de higiene para a tribo ind√≠gena Teko√° Pyau, no Jaragu√°. A entrega ser√° no pr√≥ximo domingo. Os escoteiros ainda realizar√£o no pr√≥ximo dia 23, o II Desafio Ind√≠gena, no Jardim Bot√Ęnico, em Jundia√≠, para explorar a cultura dos √≠ndios.

Entre os grupos que est√£o realizando a campanha est√° o Grupo de Escoteiros Curuqui. Segundo Paulo Roberto Perciani, Chefe do ramo Lobinho, esta n√£o √© a primeira vez que a campanha √© realizada. ‚ÄúNo ano passado conseguimos arrecadar cerca de 300 quilos de alimentos. L√° s√£o cerca de 300 fam√≠lias que moram em situa√ß√£o prec√°ria, sem saneamento nem √°gua encanada‚ÄĚ, conta. A expectativa, segundo Perciani, √© de que neste ano a arrecada√ß√£o seja maior, j√° que outros grupos escoteiros foram envolvidos.

A escolha do per√≠odo, segundo o chefe de grupo, para a atividade se d√° pela comemora√ß√£o ao Dia do √ćndio (19) e ao Dia do Escoteiro (23). ‚ÄúA expectativa √© de receber cerca de 200 crian√ßas entre 6,5 anos a 10 anos para o Desafio Ind√≠gena no Jardim Bot√Ęnico. Cada grupo escoteiro fica respons√°vel por apresentar uma parte da cultura dos √≠ndios brasileiros como a peteca, arco e flecha e outros. √Č um momento de aprendizado e valoriza√ß√£o da cultura dos √≠ndios‚ÄĚ, destaca.

Perciani lembra que a tribo Tekoá Pyau recebeu recentemente a demarcação legal do território em que vivem, no Jaraguá, próximo à Capital.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens