Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Escoteiros do Brasil integram Conselho Gestor do Programa Viva Voluntário em reunião

9 de novembro de 2018


Os membros do Conselho Gestor do Programa Viva Voluntário, ligado à Casa Civil da Presidência da República, se reuniram na última terça-feira (06) em Brasília para tratar de questões referentes aos Grupos de Trabalho e de melhorias na plataforma do Programa, bem como do Marco Legal.

Os Escoteiros do Brasil, como parte do Conselho, foram representados pelo diretor adjunto de Relações Institucionais, Fred Santos. O encontro foi na sede do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Entre os principais assuntos, a revisão do Marco Legal, como parte das ações de um grupo de trabalho. “Nós fazemos parte do grupo que revisa o Marco Legal, e entregamos uma proposta de projeto de lei que deve seguir inicialmente para a Casa Civil e depois para o Congresso, visando rever o Marco Legal do Voluntariado no nosso país. É um PL que estabelece a política nacional para o voluntariado. Também iniciamos uma discussão para termos a nossa marca vinculada à do Viva Voluntário”, explicou Fred.

O diretor adjunto também comentou sobre as outras ações do grupo de trabalho que estamos inseridos. “Nós também estabelecemos as ações para o nosso grupo de trabalho em 2019, que ficaram em torno de criar um código de ética do voluntário, além de regulamentar, ampliar e replicar a lei com treinamentos, seminários e debates, para ocorrerem nas assembleias legislativas dos estados e nas câmaras municipais. A ideia é que seja uma política estendida para todos os entes da federação, em formato estadual, municipal”, disse. Fred também citou a necessária regulamentação da vinda de voluntários internacionais, e da necessária interação com os órgãos de imigração.

Entre os outros grupos de trabalho do Conselho, também foram apresentas as atualizações no programa de Cidades-piloto, e as alterações na plataforma do Viva Voluntário. A próxima reunião ordinária do grupo será em janeiro de 2019, com os representantes da nova gestão do Governo Federal, mas com os membros da sociedade civil mantidos.

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens