Escoteiros atendem mais de 2 mil pessoas em ação social no Amazonas - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros atendem mais de 2 mil pessoas em ação social no Amazonas

31 julho 2017

Neste último sábado, 29 de julho, adultos, jovens e crianças do Movimento Escoteiro, realizaram uma grande ação social de saúde para os moradores do bairro São José Operário, zona Leste de Manaus. A ação foi promovida e coordenada pelo G.E. Murilo Braga (1ª/AM) e teve o apoio da Instituição Casa Mamãe Margarida, sede do grupo e da Secretaria Municipal de Saúde.

Foram oferecidos vários serviços de saúde em diversas áreas. Os destaques foram as consultas médicas: 210, dentre elas 90 consultas pediátricas, 90 consultas com Clínico Geral, 30 Consultas com Ginecologista. Além disso, dentistas realizaram a aplicação de flúor e orientaram sobre higiene bucal, distribuindo kits odontológicos para adultos e crianças.

A comunidade ainda pode contar com palestras informativas sobre diabetes, hipertensão arterial e doenças sexualmente transmissíveis. A ação também contou com testes rápidos (HIV e Sífilis); distribuição de preservativos; verificação de peso; aferição da pressão arterial; controle de glicemia; farmácia; atualizações de vacinas e preventivos, além de muitas brincadeiras e divertimento para as crianças.

Jovens do Ramo Escoteiro realizaram exposição de suas pioneirias, um sub-campo com cama suspensão/mesa, barraca de lona, lixeira para coleta seletiva, canto do lenhador e distintivos, lenços, literaturas, botina, cintos e uniformes.

O evento teve inicio às 8 horas da manhã e se estendeu até às 12 horas. Ao todo mais de 2 mil pessoas foram atendidas pelas equipes de saúde. O palco dessa grande ação foi a sede da Casa Mamãe Margarida, Instituição que atende 240 meninas entre 6 e 18 anos em situação de vulnerabilidade e risco social.

Para a coordenadora, idealizadora da Ação e integrante do Movimento Escoteiro, Gracilene Medeiros, o evento visou trazer os serviços de saúde à comunidade carente do bairro São José Operário. “Idealizamos essa ação em parceria com outros adultos do Movimento Escoteiro. Nosso grande objetivo foi ajudar na construção de um mundo melhor mais fraterno e justo. Queremos deixar um legado para esses jovens e também contribuir com essa comunidade” disse Gracilene.

Skip to content