Escoteiro paraibano é candidato ao Parlamento Juvenil Mercosul - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiro paraibano é candidato ao Parlamento Juvenil Mercosul

27 novembro 2018

A votação para o Parlamento Juvenil Mercosul tem um representante da Região Escoteira da Paraíba, concorrendo à um mandato com a proposta de mais Participação Cidadã. O jovem Lucas Brito Meira, de João Pessoa-PB, tem 16 anos, e há 05 anos faz parte do Grupo Escoteiro do Mar Galé (12°/PB). Lucas está concorrendo a uma vaga na iniciativa que busca incentivar o protagonismo juvenil em nível regional, dentro do bloco Mercosul.

O que levou Lucas a participar foi a melhora nas condições do país, acreditando na educação como uma das principais maneiras de poder garantir dignidade ao povo no futuro – uma educação pautada na formação de jovens conscientes dos direitos e deveres na sociedade. “O projeto tem propostas simples de garantir espaço ao jovem estudante para desenvolver seu senso crítico e humanizado acerca do mundo e da comunidade ao redor, por meio da criação de palestras e debates sobre temas pertinentes à problemática citada, como voto consciente, corrupção, transparência pública, etc.”, explicou o jovem.

A representação do Movimento Escoteiro no PJM é importante pelos valores que o Escotismo transmite. O diretor-adjunto de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, Fred Santos, destacou a participação dos escoteiros no processo. “É importante tentarmos ter um representante de nosso Movimento no Parlamento. É a nossa representação jovem levando os valores do Movimento Escoteiro para o Parlamento Juvenil Mercosul. É uma atividade importante para a juventude, que evidencia o protagonismo dos jovens, e a forma como são preparados para o exercício da cidadania”, comentou.

Para Lucas, o envolvimento com o Escotismo é um dos incentivos a elaborar a candidatura. “O escotismo é o principal agente para que eu possa ter chegado nessa fase final. Acredito de verdade que a visão de mundo de todos os jovens escoteiros nos dão muitas oportunidades de contribuir para a sociedade. Nesse momento, peço a ajuda dos irmãos de lenço para que eu possa chegar ao Parlamento e lutar pelos ideais que aprendi dentro do Movimento Escoteiro”, completou. “Ninguém consegue conquistar nada sozinho. E isso também, aprendi no escotismo. Na prática, vi a importância do apoio das nossas amizades e que cada conquista, guarda por trás o apoio de tantas pessoas que nos dão suporte e força pra alcançarmos os nossos objetivos”, finaliza.

A votação de projetos inicia no dia 26 de novembro, e segue até o dia 30 de novembro, sexta-feira. Para votar, é necessário ter entre 14 e 18 anos, e cadastrar no site do PJM (pjm.mec.gov.br). Depois, basta escolher o estado e um projeto.

Skip to content