Escoteiro no topo do Everest! - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiro no topo do Everest!

23 maio 2018

No sábado, 19 de maio, o Brasil entrou mais uma vez para a história mundial da escalada. Foi com a chegada do gaúcho de Santa Rosa, Henrique Franke, no topo da montanha mais alta do mundo, o Everest, com 8.848 metros, no Himalaia. Henrique começou no escotismo em 1999 no Grupo Escoteiro Arajás, onde foi Cruzeiro do Sul, passou pelo Grupo Moraes Antas no Distrito Federal, e hoje integra o Grupo Escoteiro Terra Vermelha.

Após 45 dias do início da expedição, em 5 de abril, Henrique e seus companheiros brasileiros Ayesha Zangaro, Renato Zangaro e Carlos Santalena, que já subiu ao Everest duas vezes, chegaram ao último acampamento antes da subida final. Henrique foi o primeiro a chegar, após 11 horas de escalada no último trecho. Na chegada o montanhista e escoteiro fez questão de registrar uma foto com o lenço do Grupo Escoteiro Terra Vermelha.

Henrique se tornou o 19º brasileiro a alcançar essa façanha. Sendo o segundo mais novo, com 29 anos. A escalada começou como hobby em 2013, desde então o Lobinho Cruzeiro do Sul que já tinha a aventura impregnada no seu corpo desde criança, não parou mais e sonhou cada vez mais alto, literalmente. Em apenas seis anos ele já alcançou o topo de seis montanhas, três delas acima dos seis mil metros, incluindo o Aconcágua, na Argentina, a montanha mais alta da América do Sul com 6.962 metros. Nessa segunda-feira Henrique retorna ao campo base onde vai poder descansar, olhar para o alto e poder falar “eu cheguei no topo do mundo”.

Os Escoteiros do Brasil – Rio Grande do Sul o parabenizam por essa conquista, que o Henrique seja um exemplo para todos os Escoteiros do Brasil. Acompanhe a jornada pela página Versuseumesmo, Instagram e pelo site do atleta. A conquista do Everest teve apoio de Sicredi, CIEE-RS, Botolli, Arqsoft, MG Serigrafia e Cactus Ambiental.

*Matéria produzida pela Equipe de Comunicação da Região Escoteira do Rio Grande do Sul

Skip to content