Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Dia Interamericano do Escotista

5 de agosto de 2016


No dia 6 de agosto de 1920, ao final do 1¬ļ Jamboree Mundial, em Olympia, Baden-Powell foi aclamado, por uma manifesta√ß√£o espont√Ęnea de milhares de jovens de dezenas de pa√≠ses, como Chefe Escoteiro do Mundo.

Ele aceitou um t√≠tulo que nenhum rei ou governo podia conferir, e de todas as honras que lhe eram destinadas, esta era para ele a mais valiosa. Na ocasi√£o, disse: ‚ÄúQue esta seja a vontade de voc√™s. Antes de partir estamos dispostos a desenvolver entre n√≥s mesmos e nossos jovens esta amizade, atrav√©s do esp√≠rito mundial da Fraternidade Escoteira, a fim de que possamos ajudar a levar a paz, o bom humor no mundo, e a boa vontade entre os homens‚ÄĚ.

Muitos anos depois, na Região Interamericana, em uma reunião de escoteiros-chefes do Cone Sul, por uma proposta do Paraguai, acordou-se promover o dia 6 de agosto como o Dia Interamericano do Escotista, precisamente em comemoração a data em que o fundador Robert Baden-Powell foi proclamado Chefe Escoteiro Mundial.

O dia 6 de agosto √©, portanto, um dia de comemora√ß√£o e reflex√£o, no qual devemos lembrar que, h√° mais de noventa anos, em um momento em que o mundo vivia em grande ebuli√ß√£o, uma grande manifesta√ß√£o de vozes jovens, de muitos pa√≠ses, concluiu o primeiro dos Jamborees Mundiais, sobre o qual Baden-Powell refletiu e escreveu: ‚ÄúN√£o pode haver se encontrado ningu√©m entre n√≥s, sob aquela grande barraca, que n√£o concordaria que aqui, nestes tempos de ansiedade e d√ļvida, se lan√ßou um projeto cheio de promessas e de esperan√ßas, onde homens e futuros homens de todas as na√ß√Ķes se reunir√£o como irm√£os, em m√ļtua e feliz camaradagem, sob um ideal comum para o bem-estar do mundo‚ÄĚ.

Hoje, agradecemos e homenageamos todos os escotistas que doam aos jovens seu tempo, seu carinho, e que se dedicam à construção de um mundo melhor.

SER ESCOTISTA

(Marlene Carvalho)

Ser escotista é ser artista, malabarista, passista,

Equilibrista, pintor, escultor, doutor, é ser professor.

√Č ser m√£e, pai, irm√£o, av√ī, av√≥…

Só?

√Č ser palha√ßo, estilha√ßo, espantalho, baga√ßo…

Psic√≥logo, music√≥logo…

√Č ser ci√™ncias, √© ser a√ß√£o…

Para uns é Cristo,

para outros dem√īnio,

para este, malquisto, para aquele, um sonho…

√Č ser b√ļssula, √© ser farol,

é ser luz, é ser sol.

Impele para o bem, impede para o mal.

Incompreendido? E muito.

Defendido? Nunca. Seu filho acertou? Claro, é um gênio!

Seu filho errou? O Chefe n√£o ensinou.

Para ser Escotista?

√Č v√≠cio ou voca√ß√£o?

√Č uma coisa e outra.

√Č ter nas m√£os o mundo de amanh√†.

√Č ter nas m√£os o mundo, e n√£o ter nada.

Amanh√£ os meninos saem do grupo ou trocam de Ramo…

E ele, o chefe, de mãos vazias, tendo partido o coração,

olhos voltados para sua estrela-guia, esperando novas vidas.

Para transformá-los em homens, homens que cumprirão com seus deveres, deveres para com Deus, com sua Pátria, seu próximo e consigo mesmo.

De repente surgem, novos olhinhos √°vidos de conhecimento…

E ele, o chefe, o líder, vai despejando com ternura, o saber, a orientação, nas cabecinhas novas, que luzirão no firmamento da Pátria.

Fica a saudade… A amizade…

E a satisfação de um pedaço da missão cumprida.

O pagamento real? Só na eternidade!

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens