Cumbre Cone Sul estimula a cooperação entre países - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Cumbre Cone Sul estimula a cooperação entre países

18 maio 2017

Nos dias 29 e 30 de abril foi realizada a Cumbre da região Cone Sul, em Assunção, no Paraguai. A Cumbre é a reunião dos presidentes e comissários internacionais das Associações Escoteiras Nacionais, que proporciona a discussão de diversos assuntos de interesse da região do Cone Sul e estimula a boa relação entre os países. Representando os Escoteiros do Brasil estavam o presidente da Diretoria Executiva Nacional Escoteira, Alessandro Garcia Vieira, o comissário internacional, Marcos Carvalho, e a comissária internacional adjunta, Fernanda Soares.

O evento é importante para cultivar o espírito de colaboração, estabelecendo cooperações e, principalmente, alinhando os objetivos para que Argentina, Brasil, Chile, Paraguai, Bolívia e Uruguai caminhem juntos nas ações voltadas aos jovens.

Como resultado desses debates surgiu o Acordo de Cooperação Mútua, um comprometimento que estabelece medidas que conduzem ao alinhamento de objetivos entre as associações. Uma das pautas do acordo é solicitar que o Espanhol seja considerado como o idioma oficial da Organização Mundial do Movimento Escoteiro.

Outra pauta também está relacionada a continuidade dos esforços de cada associação para realizar ações efetivas que conduzam a um reposicionamento da marca “Scouts” a nível mundial, com o objetivo de aumentar a captação de jovens e adultos. “Além disso, acordamos estabelecer um ‘Dia da Boa Ação’ a ser realizado de forma simultânea em todos os países do Cone Sul”, aponta a Comissária Internacional Adjunta, Fernanda Soares.

Skip to content