Chefe escoteiro monta bibliotecas para jovens em Pernambuco - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Chefe escoteiro monta bibliotecas para jovens em Pernambuco

17 agosto 2016

Pensando em auxiliar jovens e crianças a terem um futuro melhor e acesso a uma boa educação, o escotista Sérgio Santos, do Grupo Escoteiro do Mar Duarte Coelho (102º/PE), criou o projeto Geladeira Cultural, em que livros e materiais educacionais são disponibilizados em geladeiras antigas a comunidades carentes.

Sérgio é servidor da Universidade Federal de Pernambuco e trabalha na ONG Periferia & Cidadania, que desenvolve projetos sociais em Recife e na região metropolitana. Desde 2013, Sérgio tem comprado geladeiras velhas que estejam estragadas para transformá-las em pequenas bibliotecas.

A ideia é deixar a Geladeira Cultural em locais de fácil acesso para que os jovens da periferia de Olinda e da Região Metropolitana de Recife tenham acesso a diversos livros e possam aproveitar todo o conhecimento de suas páginas. As geladeiras sempre são customizadas pelos jovens que irão fazer uso delas, e os livros vêm de doações feitas ao projeto. No momento já existem 42 geladeiras em regiões periféricas da cidade e duas na região agreste de Pernambuco.

Nesse ano, o Projeto recebeu o incentivo da Prefeitura de Recife – no evento de oficialização do projeto, seis associações da cidade receberam geladeiras com kits de livros. O projeto pretende facilitar o acesso da população aos livros e incentivar a leitura, criando novos leitores. Ao todo, a parceria com a Prefeitura irá disponibilizar 100 geladeiras com 120 livros cada.

Skip to content