#BigodeAlerta: Escoteiros do Brasil aderem à campanha de conscientização pela saúde masculina - Escoteiros do Brasil
Área do associado

#BigodeAlerta: Escoteiros do Brasil aderem à campanha de conscientização pela saúde masculina

12 novembro 2018

Anualmente, logo após o mês de outubro, em que se marca a conscientização pelo câncer de mama nas mulheres, acontece também em nível mundial a campanha do Novembro Azul. Assim como no caso do mês anterior, a iniciativa visa conscientizar a sociedade por conta de um dos casos mais comuns entre homens de todo o mundo, o câncer de próstata.

Mais recentemente, a campanha do Novembro Azul ganhou destaque com o ‘Movember’, uma ação dos donos de bigodes pela causa do combate à doença. Desde 1999, quando um grupo de australianos de Adelaide decidiu cultivar os pelos faciais em prol de uma campanha de caridade, e rapidamente ganharam destaque nacional, nomeando a ação de Movember – uma alusão à ‘moustache’, palavra em inglês para bigode.

Em 2004, ainda na Austrália, a ideia levou um grupo de rapazes a se comprometer a deixar o bigode crescer por 30 dias, e chamar a atenção para a conscientização do câncer. Desde então, o Movember virou um fenômeno mundial, auxiliando homens a ter autocuidado com a saúde de maneira geral, mas focando principalmente nos cânceres de próstata e testículo, e em casos de suicídio. O dia 17, que marca o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, foi o marco escolhido para a campanha. Hoje em dia, é comum a bandeira do ‘No Shave November’ (novembro sem se barbear, na tradução do inglês), em prol da conscientização.

O câncer de próstata é considerado o segundo mais comum para o público masculino, sendo um câncer que cresce lentamente e com poucos sintomas na fase inicial. É mais comum o diagnóstico após os 65 anos, e menos de 1% de casos abaixo dos 50 anos. Tendo como principais sintomas a dificuldade em urinar, tem chances altas de cura com o diagnóstico e tratamento precoce.

Em 2018, os Escoteiros do Brasil embarcam na campanha do Novembro Azul com duas ações: na 93° Reunião do Conselho de Administração Nacional, ocorrida em Curitiba no final de semana de 10 e 11 de novembro, os participantes receberam uma cartilha informativa sobre o câncer e a campanha; e durante o mês, as redes sociais dos Escoteiros do Brasil estarão decoradas com a cor e temas da campanha. Além disso, lançamos a hashtag #BigodeAlerta, convidando nossos associados a postarem fotos com o bigode cultivado, e para promover cada vez mais a conscientização sobre a saúde masculina. Participe!

Skip to content