Ação solidária dos escoteiros transforma escolas e Centros de Educação Infantil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Ação solidária dos escoteiros transforma escolas e Centros de Educação Infantil

28 agosto 2017

Escoteiros de todo o Brasil arregaçaram as mangas logo cedo neste sábado (26) e iniciariam as ações solidárias em Toledo (PR). Cerca de 300 participantes estão reunidos no 1º Mutirão Regional Pioneiro Velho Oeste, que vai até amanhã (27). As atividades para a comunidade são apenas parte da programação, que conta ainda com ações culturais, recreativas e de formação. Eles estão acampados no Yara Country Club.

Durante todo o sábado, os jovens, de 18 a 21 anos, fizeram melhorias em duas escolas municipais, a Carlos Friedrich e Anita Garibaldi e em dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis), o Constantina Henkel e Vó Tharcila.

No Cmei Constantina Henkel a ação solidária irá transformar a unidade. Pintura das paredes externas, grades, muros, reativação da horta, entre outras intervenções dará uma “cara nova” para o espaço público.

A coordenadora de base do grupo de 50 escoteiros que trabalham na unidade Nicole Emily Ferreira conta que participar deste momento é uma realização pessoal, é fazer o bem ao próximo, dividir com os outros o que cada um tem de melhor. “Como diz nosso lema: Servir ao próximo sem esperar nada em troca. Ou como a mensagem de nosso fundador: Sempre deixar o lugar melhor do que encontrou”, contextualiza a ação.

Para a diretora do Cmei Paula Klassen a ação do grupo veio de encontro à necessidade da escola. “Realmente estava muito feia e precisando de pintura. Há mais de cinco anos não tínhamos essa manutenção, nossas paredes de fora estavam horríveis, com três cores. Agora, vai ficar diferente”, avalia.

Diferença que será sentida pelos pais e, principalmente, pelas crianças na próxima segunda-feira. “Quando eles chegarem vão perceber as melhorias e isso faz muita diferença no dia a dia de toda comunidade escolar”, comemora.

Viabilidade

Os escoteiros viabilizaram os materiais necessários como tintas e equipamentos para os trabalhos e a alimentação para os envolvidos com parceiros. A prefeitura auxilia com o transporte dos escoteiros até as instituições de ensino.

De acordo com o presidente do Grupo Escoteiro Vicentino de Toledo, Renato Tratch, o objetivo é mostrar a realidade e colocar o jovem como coadjuvante nas ações de cidadania. “Nosso lema é servir. Queremos colocar o jovem a serviço da comunidade. Auxiliar na formação de bons cidadãos e no desenvolvimento dos jovens”, destacou.

Os escoteiros vão participar no domingo (27) de atividades recreativas e de lazer como escalada, tirolesa, rodas de conversa e confraternização. Todas serão realizadas no Yara Country Club.

Fonte: www.jornaldooeste.com.br

Skip to content