7° Jamboree Nacional Escoteiro encerra como a maior edição já realizada - Escoteiros do Brasil
Área do associado

7° Jamboree Nacional Escoteiro encerra como a maior edição já realizada

31 julho 2018

O 7° Jamboree Nacional Escoteiro passou, e foi um sucesso! Mais de 5.200 participantes foram à Barretos-SP para 7 dias de programação. Entre os dias 15 e 21 de julho, o Parque do Peão, local do evento, se transformou em uma enorme cidade escoteira, com toda a estrutura necessária para um acampamento de porte tão grande: mercado, hospital, farmácia, espaço para apresentações e atividades, e milhares de barracas, de gente vindo de cada canto do Brasil.

Com foco em explorar novos caminhos, a programação abrangeu atividades que visaram estimular o protagonismo de jovens e adolescentes na construção do próprio desenvolvimento. Desde aventuras, jogos, atividades escoteiras, diversão em um parque aquático, até mostras culturais, oficinas educativas e, claro, muita convivência e troca de experiências dentro dos subcampos.

Pela primeira vez os participantes do Jamboree Nacional tiveram a oportunidade de cozinhar as refeições no próprio subcampo, com as patrulhas. Para Ivan Alves do Nascimento, vice-presidente dos Escoteiros do Brasil, um dos destaques do encontro. “Trazer a essência do aprender fazendo e do compartilhar entre os jovens foi o ponto alto desse Jamboree. É mágico juntar jovens de diferentes lugares a mesa em um alimento produzidos por eles mesmos. E todos puderam viver essa experiência neste Jamboree”, comenta. E na parte de novidades, ainda, o 7° Jamboree Nacional Escoteiro foi também o 1° Jamboree Lusófono, parte de uma inédita parceria entre os países falantes da língua portuguesa. Cerca de 11 escoteiros portugueses participaram do Jamboree, além de mais de 30 paraguaios visitantes.

Para a 2° vice-presidente da instituição, Ilka Denise Rosseto Gallego Campos, o que mais chamou atenção no evento foi a diversidade de atividades oferecidas. “todas muito interessantes, empolgantes e abrangendo várias áreas do desenvolvimento dos jovens e o entusiasmo deles em realizá-las. Um Jamboree representa uma grande oportunidade de jovens dos Ramos Escoteiro e Sênior se encontrarem com seus pares de diferentes partes do país e de alguns outros países, de conviverem nos subcampos, de trocarem experiências, realizarem atividades e de sentirem que são irmãos Escoteiros”, comenta. A diretora ainda completa destacando a sensação de dever cumprido. “Para a Instituição isto é motivo de fortalecimento porque o Escotismo é um Movimento para os jovens. Se eles estão felizes, se a vida em patrulha ocorre, se o método escoteiro é utilizado, então cumprimos o nosso papel”.

Outro ponto que destaca a importância deste que é considerado um dos maiores Jamborees Nacionais já realizados é a cobertura da imprensa. Foram cerca de 21 publicações, entre postagens de sites, entrevistas cedidas à rádios locais, cobertura de TVs de Barretos e nacionais, e reportagens no Jornal de Barretos. “Nossa instituição está crescendo, nossos jovens amam o escotismo, e o Jamboree reforça esses aspectos”, comenta Carmen Barreira, diretoria de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil.

Ivan ainda enxerga no voluntariado da instituição uma das chaves para o sucesso do evento. “Não conseguiríamos realizar um evento de tanta qualidade se não fosse o empenho dos nossos profissionais e voluntários. Todos foram decisivos para que cada ação planejada funcionasse da melhor forma possível. Também não seria possível manter o clima de aprendizado, compartilhamento, fraternidade e alegria de estar juntos se não fosse a participação do escotista que acompanha os jovens. Todos foram fundamentais para que os participantes do Jamboree tivessem a melhor experiência de vivenciar a fraternidade escoteira”, finaliza.

Os escoteiros brasileiros se preparam a partir de agora para o JamCam 2020, que acontecerá em Foz do Iguaçu, em janeiro de 2020.

Confira abaixo o vídeo de encerramento e os álbuns de fotos do 7º Jamboree Nacional Escoteiro:

Álbuns de fotos do 7º Jamboree Nacional Escoteiro

Skip to content