3º Encontro Regional de Jovens Líderes de São Paulo reúne mais de 70 jovens - Escoteiros do Brasil
Área do associado

3º Encontro Regional de Jovens Líderes de São Paulo reúne mais de 70 jovens

26 outubro 2016

Nos dias 20 e 21 de agosto, aconteceu o 3º Encontro Regional de Jovens Líderes de São Paulo, na Faculdade Municipal Professor Francisco Montoro, em Mogi-Guaçu. Com o tema “Eu + Nós S2 Rede”, o evento contou com a participação de 79 jovens líderes e três voluntários de 38 grupos escoteiros. Entre os participantes, também estiveram presentes dois prioneiros do Rio de Janeiro.

As bases do eventos aconteceram em em diversos blocos, para que os participantes pudessem aproveitar diferentes assuntos de seu interesse. As bases abordaram temas como o funcionamento da Rede de Jovens Líderes, a Visão 2023 da Organização Mundial, projetos de auxilio à comunidade, projetos do Mensageiros da Paz, o funcionamento de Fóruns e Assembleias, além de conversas sobre empoderamento juvenil, inclusão, gênero e sexualidade.

Eduardo Matos, do Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior (95º/RJ), conta que as atividades ajudaram a entender melhor o funcionamento da instituição: “A base (sobre o funcionamento de Fóruns e Assembleias) foi um dos pontos altos do Encontrinho. Conseguiram explicar bastante sobre o funcionamento das assembleias e fóruns para o jovem líder se empoderar dessas instâncias deliberativas e entender a importância dos procedimentos. Simulamos uma Assembleia Nacional Escoteira e cada grupo representava uma Região, fazendo propostas e discutindo. Ao fim, percebeu-se que tudo é bem mais tranquilo do que parece e que podemos e devemos nos envolver sem medo”.

Na ocasião, também foi realizada uma festa noturna, onde os participantes gravaram um vídeo de flashmob com a música tema do Encontro, aproveitando a noite com a prêmiação de melhor fantasia e a competição de Just Dance.

Skip to content