2º Indaba Distrital reúne mais de 70 chefes Escoteiros em São João da Boa Vista - Escoteiros do Brasil
Área do associado

2º Indaba Distrital reúne mais de 70 chefes Escoteiros em São João da Boa Vista

2 fevereiro 2018

No último final de semana, dias 27 e 28 de Janeiro, o 27° Distrito Escoteiro Impisa realizou o 2º Indaba Distrital em São João da Boa Vista.
O evento reuniu representantes dos 15 Grupos Escoteiros pertencentes ao distrito e mais de 70 participantes.
Segundo o Comissário do 27° Distrito, o evento marca o início de uma nova fase na gestão de adultos do distrito.

“Enquanto nos últimos anos investimos muito na realização de cursos do sistema formal de formação de escotistas e dirigentes, este indaba focou em técnicas e questões que em geral não são abordados nos cursos, ou são abordados de forma mais superficial. Pudemos então dar ferramentas para os adultos trabalharem melhor nos seus grupos, e em vários momentos, na vida dos mesmos.”

A programação do 2° Indaba foi dividida de acordo com os Ramos. Para os Escotistas do Ramo Lobinho, o destaque foi para uma oficina de jogos antigos e uma palestra sobre captação de pais. Para o Ramo Escoteiro, a organização propôs a construção de um acampamento suspenso. Um treinamento de técnicas de ancoragem e de segurança em tirolesas para o Ramo Sênior, e para os escotistas do Ramo Pioneiro, e para os Dirigentes, houve treinamento prático de alimentação de pessoas com restrição alimentar e também discussão sobre criação de projetos de grupo para atividades comunitárias. Para todos os participantes, houve uma oficina de “ferramentas simples planejamento”, com a convidada Maria Toshiko, líder de projetos do Metrô São Paulo.

“Apesar de o foco principal ser a possibilidades de adquirir novas ferramentas para o trabalho nos Grupos Escoteiros, o maior ganho foi, sem dúvida, a criação de vínculos e o empoderamento dos adultos. Na sua maioria as oficinas foram oferecidas por escotistas novos, que puderam falar sobre aquilo que fazem de melhor. A Chefe que conseguiu em dois anos aumentar o número de escotistas no ramo de 4 para 14 foi convidada para falar sobre a captação de pais, o chefe que sabe fazer comida mateira pôde ensinar como fazer “galinha assada no chão”. Foi uma troca de experiências incrível!”, disse o Comissário Juliano Arcuri.

O evento aconteceu na Sociedade Esportiva Sanjoanense, um local com ampla área verde, espaço próprio para as atividades escoteiras e com uma grande qualidade de atendimento.

Grupos Escoteiros participantes: GE Marechal Rondon 194/SP e GE Curupira 99/SP (São João da Boa Vista); GE Rainha das Águas 403/SP (Águas da Prata) GE Aldebarã 238/SP (Espírito Santo do Pinhal); GE Curumins da Mantiqueira 304/SP (Vargem Grande do Sul); GE Itobi 399/SP (Itobi); GE Del Guerra 428/SP (São José do Rio Pardo); GE Guará 166/SP (Mococa); GEs Excalibur 296/SP, Rio das Cobras 181/SP e Locomotiva 249/SP (Mogi Guaçu); GEs Encanto das Matas 197/SP e Valentino Balestro 402/SP (Mogi Mirim) e GEs Itapira 193/SP e Guardiões de BP 422/SP (Itapira).

Skip to content