28 de Abril – Dia do Escoteiro do Ar: 80 Anos de Escoteiros do Ar no Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

28 de Abril – Dia do Escoteiro do Ar: 80 Anos de Escoteiros do Ar no Brasil

28 abril 2018

Há 80 anos, dia 28 de abril de 1938 foi registrado na União dos Escoteiros do Brasil o Grupo Escoteiro do Ar Ricardo Kirk, por iniciativa de Vasco Alves Secco, Godofredo Vidal, e Jayme Janeiro Rodrigues. Surgiram assim os Escoteiros do Ar no Brasil. Logo após o surgimento do escotismo, os jovens escoteiros buscaram nas atividades a paixão do voar. Inúmeros relatos, anúncios e artigos na revista oficial do escotismo – a Headquarters Gazette – preservaram a memória destas atividades. Causaram sensação as aventuras aéreas do irmão de B-P, Baden-Baden, enquanto sua irmã Agnes oferecia atividades escoteiras do ar na Liga Aérea Jovem, parte da Liga Aérea Feminina.

Um sonho que se espalhou por vários países e associações escoteiras no mundo onde encontramos Escoteiros do Ar. O pioneirismo dos três fundadores do Grupo e a persistência e liderança de Jayme Janeiro por muitos anos deram frutos, permitindo que Escoteiros do Ar estejam presentes hoje em 17 regiões escoteiras no Brasil.

Para o coordenador da modalidade, Vlamir Pereira, alcançar oito décadas de atividade reforça a sua importância. “Desde o início a modalidade do Ar teve um desenvolvimento contínuo, sem interrupção. Ter Escoteiros do Ar por tanto tempo mostra o quão importante somos perante outras instituições aeronáuticas, e como somos motor para a formação de futuros cidadãos”, explica.

Adeptos da modalidade do Ar se reuniram para celebrar a marca, durante o 24° Congresso Nacional Escoteiro, em Curitiba-PR. Além do encontro, os Escoteiros do Ar aproveitaram o momento para participar de uma palestra que tratou sobre temas relacionados com as atividades da modalidade, além de refletir sobre o futuro. “O desafio é continuar e ampliar a integração entre as Unidades Escoteiras Locais, que embora sejam fisicamente distantes, trocam muita informação. Também é importante apoiar a formação dos adultos voluntários que atuam com os jovens do Ar, além de levar a informação sobre a prática, para ampliar a exposição nas comunidades aeronáuticas”, reforça Vlamir.

Oitenta anos aliando atividades empolgantes, o fascínio do voar, distintivos, insígnias e especialidades, o método escoteiro, os melhores amigos, as aventuras e algumas das melhores memórias da vida. Oitenta anos estimulando a juventude para uma cidadania feliz e ativa. Escoteiro do Ar, parabéns pelo seu dia!

O 24º Congresso Nacional Escoteiro conta com o patrocínio da Copel Telecom.

Skip to content