1° Festival Mundial Escoteiro de Filmes tem mais de 40 participações e brasileiro finalista - Escoteiros do Brasil
Área do associado

1° Festival Mundial Escoteiro de Filmes tem mais de 40 participações e brasileiro finalista

12 novembro 2018

No dia 03 de novembro aconteceu em Kuala Lumpur, na Malásia, a premiação do World Scout Film Fest, a primeira edição do concurso de produções cinematográficas para jovens de 18 a 26 anos do Movimento Escoteiro. Neste ano, o concurso marcou o Centenário do Ramo Pioneiro, e os participantes foram convidados a contar histórias e mostrar como estão construindo um mundo melhor através do Escotismo.

40 inscrições de todo o mundo foram submetidas, e avaliadas por profissionais especializados na sétima arte, além de representantes do Movimento Escoteiro. Entre os 20 finalistas, um brasileiro. Gabriel Rodrigues, da Região Escoteira do Rio Grande do Sul, inscreveu duas produções: uma tratou de contar a história do Grupo Escoteiro Amigo Panda (296°/RS), que mostra além da história das pessoas que fazem parte do grupo, um pouco da vida de um Grupo Escoteiro; e com um vídeo na categoria de Mídias Sociais, em que contou a história de Diversidade e Inclusão de um escoteiro com deficiência física do Grupo Escoteiro Baden-Powell (179°/RS). “O objetivo do vídeo foi mostrar que é possível realizar atividades para PCDs, além de contar sobre o desenvolvimento deste jovem, o envolvimento da família e a aceitação pelos demais jovens”, explicou o autor dos vídeos.

Gabriel contou que a qualidade do evento foi grande. “Fiquei surpreso com os resultados, a grande maioria foram vídeos muito bem produzidos, mostrando que existe uma grande rede de filmmakers escoteiros espalhados pelo mundo. Acredito também que este Festival serviu para mostrar a força criativa que existe espalhada pelos mais diversos países, abrindo assim oportunidades de parcerias e de divulgação do escotismo, em especial pelos voluntários, com a qualidade que o Movimento Escoteiro necessita”.

Os três vencedores – Um dominicano, um costarriquenho e um da República Checa – receberam passagens para a capital da Malásia (onde fica a sede da Organização Mundial do Movimento Escoteiro), além de ter as produções veiculadas pelo facebook institucional da Organização.

Skip to content