Insígnias do Ramo Pioneiro - Escoteiros do Brasil
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Insígnias do Ramo Pioneiro

 


INSÍGNIA DO APRENDER

Objetivo
Possibilitar que o jovem atualize continuamente seus conhecimentos, agregue experiências, comprometa-se com o autodesenvolvimento, pesquisa e aprendizagem sistemática.

 

Aprendendo a Aprender
Realizar as três atividades abaixo:
a) Participar de pelo menos dois cursos ou seminários de sua preferência, cujos temas sejam relevantes para sua vida acadêmica ou carreira profissional. Deverá ser apresentado um resumo de sua participação ao Clã Pioneiro ou algum tipo de produção que descreva sua participação e os assuntos abordados.
b) Montar seu currículo profissional, relacionando suas aptidões, iniciativas de formação pessoas e outras experiências relevantes.
c) Redigir um trabalho acadêmico, com tema de sua livre escolha, utilizando as normas de Metodologia Científica.

 

Aprendendo com os outros
Realizar as duas atividades abaixo:
a) Participar, como pioneiro, de pelo menos uma edição do Projeto Educação Escoteira, ajudando na organização e aplicação das atividades.
b) Organizar e conduzir um debate com os membros de seu Clã Pioneiro, contando com a participação de um profissional da área de educação, sobre os principais desafios da educação em nosso país e como poderia melhorá-la.

Atitude para aprender e ensinar
Realizar todas as atividades abaixo:
a) Propor, planejar e executar uma atividade educativa para alunos de uma escola pública, com duração mínima de 3 horas. Os objetivos educativos da atividade devem ser convergente com as necessidades da faixa etária que será beneficiada.
b) Realizar uma reflexão e incluir no seu Plano de Desenvolvimento Pessoal (Projeto de Vida) as fases e estratégias para o desenvolvimento acadêmico e/ou profissional.

 



INSÍGNIA DO CONE SUL

Objetivo
Explorar o mundo por meio da realização de um projeto de viagem, ou de um projeto comunitário internacional, com aplicação na sua comunidade local.

Opção 1
Elaborar e executar um projeto de viagem para outro país do Cone Sul, considerando todos os aspectos operacionais, tais como:

  • Roteiro;
  • Transporte;
  • Documentos e vacinas necessárias;
  • Pontos a serem visitados;
  • Segurança;
  • Locais de hospedagem;
  • Contato com outros escoteiros;
  • Entre outros.

Após a viagem, deverá ser apresentado por meio audiovisual todos os detalhes da aventura, indicando os principais aspectos culturais e geográficos do local visitado.

Opção 2

Elaborar e executar um projeto comunitário, que atenda um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com um pioneiro de outro país do Cone Sul, considerando todos os aspectos operacionais, tais como:

  • Cumprir todas as fases de um projeto (diagnóstico, planejamento, execução e avaliação). O projeto deve ser executado na sua cidade e também na cidade do pioneiro que reside no país lusófono. Será um projeto desenvolvido em parceria, considerando a realidade de cada país durante a sua aplicação.
  • O pioneiro(a) terá que ter conhecimento da necessidade da localidade a ser beneficiada no país escolhido, bem com transmitir este conhecimento da sua comunidade ao pioneiro(a) parceiro. Assim, os dois pioneiros(as) envolvidos terão, à distância, conhecimento de realidades diferentes do seu cotidiano.
  • O projeto deve ser realizado no mesmo período nos dois países;
  • No final, o pioneiro(a) deverá apresentar ao seu clã o resultado final da execução do projeto nos dois países, com registro de fotos, filmagens, depoimentos e as principais características da aplicação em cada realidade. · Com duração mínima de 3 meses.


INSÍGNIA DA LUSOFONIA

 

Objetivo
Explorar o mundo por meio da realização de um projeto de viagem, ou de um projeto comunitário internacional, com aplicação na sua comunidade local.

Opção 1
Elaborar e executar um projeto de viagem para outro país lusófono, considerando todos os aspectos operacionais, tais como:

  • Roteiro;
  • Transporte;
  • Documentos e vacinas necessárias;
  • Pontos a serem visitados;
  • Segurança;
  • Locais de hospedagem;
  • Contato com outros escoteiros;
  • Entre outros.

Após a viagem, deverá ser apresentado por meio audiovisual todos os detalhes da aventura, indicando os principais aspectos culturais e geográficos do local visitado.

Opção 2

Elaborar e executar um projeto comunitário, que atenda um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, em parceria com um pioneiro de outro país lusófono, considerando todos os aspectos operacionais, tais como:

  • Cumprir todas as fases de um projeto (diagnóstico, planejamento, execução e avaliação). O projeto deve ser executado na sua cidade e também na cidade do pioneiro que reside no país lusófono. Será um projeto desenvolvido em parceria, considerando a realidade de cada país durante a sua aplicação.
  • O pioneiro(a) terá que ter conhecimento da necessidade da localidade a ser beneficiada no país escolhido, bem com transmitir este conhecimento da sua comunidade ao pioneiro(a) parceiro. Assim, os dois pioneiros(as) envolvidos terão, à distância, conhecimento de realidades diferentes do seu cotidiano.
  • O projeto deve ser realizado no mesmo período nos dois países;
  • No final, o pioneiro(a) deverá apresentar ao seu clã o resultado final da execução do projeto nos dois países, com registro de fotos, filmagens, depoimentos e as principais características da aplicação em cada realidade.
  • Com duração mínima de 3 meses.

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