Mergulho - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Mergulho

  1. Elaborar e apresentar um trabalho sobre o mergulho, abordando tópicos como origem, evolução histórica e características, equipamentos, a física e a fisiologia do mergulho e a aplicação no mercado corporativo e esportivo.
  2. Explicar a diferença entre mergulho livre, mergulho autônomo e mergulho dependente, identificando aplicações de cada um dos tipos.
  3. Pesquisar a apresentar os riscos que os diferentes tipos de mergulho apresentam e que cuidados devemos ter para evitá-los.
  4. Participar de uma palestra que aborde as noções básicas do mergulho, ministrada preferencialmente, por profissional da área, atleta ou instrutor certificado.
  5. Mergulhar numa proximidade de 2 de profundidade (1) utilizando os equipamentos básicos para mergulho autônomo ou (2) uma máscara de mergulho, um respirador e nadadeiras, demonstrando, as noções básicas de apneia e pelo menos 1 (um) tipo de respiração utilizada no mergulho livre.
  6. Explicar a legislação brasileira que (1) regulamenta a prática de mergulho autônomo e as diferenças entre o mergulhador amador e o mergulhador profissional ou (2) regulamenta a prática de mergulho livre.
  7. Fazer uma exposição fotográfica sobre a fauna e flora subaquáticas, preferencialmente da sua região e caso de impossibilidade, de uma região à sua escolha.
  8. Pesquisar e apresentar um trabalho sobre os cursos oferecidos pelas entidades certificadoras – nacionais e/ou internacionais – quais as regras de participação e quais são os custos para certificação.
  9. Ser aprovado em curso, preferencialmente oficial da Associação Profissional de Instrutores de Mergulho (PADI), ou outro oferecido por empresa ou órgão que atue, profissionalmente, na área do mergulho (Ex.: Bombeiros, Fuzileiros etc).

Observação: A especialidade de Mergulho Livre foi integrada à antiga especialidade de Mergulho Autônomo Amador, que agora se chama apenas Mergulho.

Versão: Abril/2021
Proposta de revisão: Bento Ferreira (Mergulhador Esportivo)

Níveis da Especialidade
Nível I 3 itens
Nível II 6 itens
Nível III 9 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content