Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Meliponicultura
- Pesquisar e realizar uma apresentação sobre abelhas sem ferrão, contendo:
- As funções dos habitantes de uma colmeia
- A importância destes insetos para o meio ambiente
- A descrição de 5 (cinco) espécies nativas do Brasil, preferencialmente do bioma onde o seu Grupo Escoteiro está inserido, apresentando: (1) Nome científico e popular (2) Foto (3) Bioma ou região de origem (4) Hábitos e (5) Fontes consultadas durante a pesquisa.
- Citar as principais diferenças entre abelhas e vespas.
- Descrever quais são as funções do mel, da própolis e do pólen numa colmeia.
- Fazer 1 (um) resumo do conteúdo da Resolução CONAMA 346/2004 e pesquisar também se há legislações específicas em seu estado e/ou cidade*.
- Listar os principais predadores de uma colmeia e o que deve ser feito para afastá-los/controlá-los, sempre usando soluções ecológicas.
- Pesquisar sobre os cuidados com uma colmeia, especialmente em épocas de seca e/ou escassez de florada.
- Construir e instalar iscas para a captura de enxameações**.
- Enumerar as condições ideais de 1 (um) local para a instalação de uma colmeia.
- Citar os tipos mais comuns de colmeias usadas na meliponicultura.
- Construir uma colmeia apropriada para a espécie de interesse e transferir, com êxito, 1 (um) enxame capturado**.
- Acompanhar, por 1 (um) período mínimo de 3 (três) meses, o desenvolvimento da colmeia recém instalada, relatando a sua experiência e observações.
- Extrair o mel, de maneira que os potes de cerume sejam preservados para futuros armazenamentos**.
* Pré-requisito para prosseguir com os itens 7, 10 e 12.
** É recomendável a presença do avaliador nestas etapas. O uso de equipamento de proteção coletivo (EPC) e individual (EPI) deve ser considerado.

Níveis da Especialidade | |
---|---|
Nível I | 4 itens |
Nível II | 8 itens |
Nível III | 12 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.