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Decoração
Explicar o significado e a importância da decoração de ambientes para qualidade de vida.
- Conhecer e explicar a relação entre arquitetura, design de interiores e decoração.
- Conhecer e explicar, por meio de 1 (um) organograma, todas as etapas de 1 (um) projeto de decoração.
- Conhecer os principais estilos de decoração e os diferentes tipos de móveis, adornos e acessórios utilizados na decoração de uma residência.
- Decorar uma estante, mesa ou aparador com peças decorativas, demonstrando equilíbrio entre formas, texturas e cores.
- Fazer 1 (um) projeto de distribuição de móveis e acessórios para 1 (um) ambiente para ser apresentado à sua seção com os seguintes elementos: planta baixa, vistas e/ou cortes, perspectiva e memorial descritivo de materiais.
- Apresentar uma exposição de objetos decorativos de sua própria autoria, confeccionados durante 1 (um) mês, explicando a sua utilidade na decoração e especificando o material utilizado, custo e método de confecção.
- Modificar uma peça de mobiliário de pequeno porte, levando em consideração funcionalidade, estética e custo, e apresentá-la com o registro de cada etapa por meio de texto e imagens (fotos e/ou vídeos).
- Visitar uma loja de revestimentos, cortinas, tecidos e tapetes ou de móveis, fazendo 1 (um) relatório sobre a visita, incluindo fotos e catálogos de produtos.
- Conhecer materiais utilizados na decoração que possuam: caráter sustentável e ambiental, caráter de acessibilidade e que sejam produzidos por pelo menos duas empresas do segmento de decoração que apresentem projetos de responsabilidade social.
- Fazer uma maquete física ou virtual de 1 (um) cômodo decorado.
- Visitar 1 (um) escritório de decoração e realizar uma pesquisa sobre os equipamentos utilizados para o desenvolvimento de suas atividades, formação profissional para atuação na área e sobre a situação do mercado de trabalho.

Níveis da Especialidade | |
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Nível I | 4 itens |
Nível II | 8 itens |
Nível III | 12 itens |
O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.