Aeromodelismo - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Aeromodelismo

  1. Demonstrar quais os materiais e ferramentas empregados na construção de 1 (um) aeromodelo e como deve ser a técnica utilizada.
  2. Construir 1 (um) planador lançado à mão que voe pelo menos 5 (cinco) segundos.
  3. Conhecer os principais tipos de sistemas de propulsão utilizados em aeromodelismo, expondo suas vantagens e desvantagens e os respectivos cuidados, relativos à segurança, em sua utilização.
  4. Construir um modelo a elástico que voe pelo menos 7 (sete) segundos.
  5. Operar um modelo U-Control (voo circular) ou R- Control (rádio controlado) com segurança e precisão, demonstrando as manobras básicas de decolagem, aterrissagem, voo reto e nivelado, rasante sobre a pista, loop e tonneau para o caso do R-Control e decolagem, aterrissagem, voo reto e nivelado, wing over, loop e voo a 45 graus para a modalidade U-control.
  6. Participar de pelo menos 1 (um) torneio de aeromodelismo.
  7. Construir um avião em dobradura de papel e fazê-lo voar.
  8. Construir uma réplica em escala de uma aeronave importante para a história, utilizando técnicas de dobradura e colagem de papel.
  9. Montar um modelo simples que reproduza os principais componentes da estrutura interna das asas, ou da fuselagem, ou da empenagem de uma aeronave de pequeno porte utilizando apenas material reaproveitado e explicar a sua tropa o funcionamento da estrutura em questão, seu centro de gravidade e quais as forças de atuação durante o voo.

Nota Técnica: O item 5 item poderá ser demonstrado através de um simulador de computador, celular ou videogame.

Versão: Maio/2022

Níveis da Especialidade
Nível I 4 itens
Nível II 8 itens
Nível III 12 itens

O jovem tem a liberdade de escolher quaisquer itens para a conquista do nível que desejar, não sendo obrigatório seguir a ordem da numeração dos mesmos.

Skip to content