Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.
Escoteiros Notáveis – V
Valter Alves Secco
Tenente-Coronel, um dos fundadores da Modalidade do Ar
Vander Veloso Pires
– 19/2/2014
Cirurgião-Dentista, Diretor da Faculdade de Odontologia de Belo Horizonte, MG. Exímio fotógrafo, deixou registrado um grande acervo de Cursos e outras atividades, hoje em análise. Foi membro da Patrulha Jaguatirica.
Vânia D’Ângelo Dohme
4/1/1949 —
Esposa de Walter Dohme, tem duas filhas no Movimento Escoteiro.
Professora Universitária e de Pós Graduação, Formada em Ciência Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, fez Pós-Graduação em Propaganda e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. É Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Escritora, publicou diversos livros sobre ludoeducação, entre esses, “Técnicas de Contar Histórias” em dois volumes além de manuais escoteiros de diversos Cursos de Formação, manuais de Primeiros Socorros, de Reuniões Especiais, de Jogos Interativos, Fichas Técnicas, Apostilas de Especialidades, Lamparadas, Livros de Ecologia, Conservacionismo e Sustentabilidade.
Comissária Nacional de Lobinhos, entrou no Escotismo em março de 1971 como Chefe de Lobinhos da Alcateia do 20º SP Duque em São Paulo. Depois, se transferiu para o 10º SP Parecís como Chefe de Lobinhos. Sua Formação foi até o equivalente atual do CF-2. Foi Assistente de Lobinhos, Chefe de Lobinhos, Assistente Regional de Lobinhos, Membro de Comissão Nacional do Ramo Lobinho, Comissária Nacional do Ramo Lobinho, Membro da Comissão Interamericana do Ramo Lobinho, Assistente Regional de Adestramento, Diretora de Curso Básico e Diretora de Curso Avançado.
Participou de Ralies Nacionais de Lobinhos em São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Paraná e Rio Grande do Sul, do Jamboree Pan Americano no Paraguai, do Jamboree Colombo em Ozório, RS (1992) e dos Jamborees Mundiais no Chile, no Canadá e na Holanda. Participou também de reuniões de Conselhos Regionais, Nacionais e do Conselho Interamericano de Escotismo em Cartagena das Índias, Colômbia, mais Seminários Interamericanos de Adestramento no Brasil, no Chile e na Costa Rica e dos Encontros Nacionais de Ramos em Curitiba, PR, Belo Horizonte, MG, Brasília, DF e Fortaleza CE. Fez parte da Equipe de Coordenação do Acampamento Regional de Patrulhas em Cotia, SP, do Ajuri Nacional na mesma cidade e das equipes de coordenação de reforma do POR, Estatutos UEB, Guia do Lobinho, além de sem membro das Equipes Regional e Nacional de Adestramento. Foi ainda Coordenadora Cultural dos Jamborees da Guatemala e do Chile. Dirigiu Encontros Nacionais de Chefes de Alcateia no Rio Grande do Sul (1992), Santa Catarina (1994) Espírito Santo (1996) e Distrito Federal (1998).
Foi outorgada com as medalhas de Bons Serviços e Gratidão, ambas no grau Ouro, e a Cruz de São Jorge.
Procure um Grupo Escoteiro