CONJUVE - Escoteiros do Brasil
Área do associado

CONJUVE

O Conselho Nacional da Juventude é a plataforma oficial de representação juvenil do Brasil. O CONJUVE foi criado em 2005 pela Lei 11.129, que também instituiu a Secretaria Nacional da Juventude e o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem). Ele reúne algumas das principais organizações juvenis do país, além da representação de Ministérios do Governo Federal. Entre as suas atribuições, está a de formular e propor diretrizes da ação governamental voltadas à promoção de políticas públicas de juventude, desenvolver estudos e pesquisas sobre a realidade socioeconômica dos jovens, articular, engajar e mobilizar redes e organizações juvenis e promover o intercâmbio entre as organizações juvenis nacionais e internacionais. O CONJUVE ainda cumpre o importante papel de coordenar a Conferência Nacional de Juventude e a sua atuação foi determinante para a concretização de marcos históricos como o Decreto que instituiu o Sistema Nacional da Juventude e a aprovação do Estatuto da Juventude.

Em se tratando presença em espaços de controle social, os Escoteiros do Brasil têm cadeira titular no CONJUVE – Conselho Nacional de Juventude, onde além das funções de representação também faz parte da Comissão de Articulação e Diálogo, onde nosso representante assume o cargo de Presidente. 

O Atlas das Juventudes, tem por missão produzir, sistematizar e disseminar dados sobre as juventudes, para que sejam feitos os investimentos certos, da maneira correta e no tempo adequado para ativar o potencial da maior geração de jovens da história do país e, consequentemente, permitir o seu pleno desenvolvimento, construindo caminhos para um presente e futuro mais inclusivo e próspero para todas as pessoas. Além de ser uma plataforma de trabalho para quem atua na formulação, implementação, monitoramento e avaliação de políticas públicas, estratégias, programas, projetos e iniciativas para as juventudes no Brasil. Em junho de 2021 também foi lançado o relatório completo, as ações tem os Escoteiros do Brasil como parceiros. Conheça mais sobre o Atlas no link.

Conheça mais sobre o trabalho do CONJUVE.

Procure um Grupo Escoteiro

Skip to content