Escoteiros do Brasil lançam tema anual para 2023 - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil lançam tema anual para 2023

11 novembro 2022

Os Escoteiros do Brasil lançaram hoje (11) oficialmente o tema anual para 2023. O tema “Ser Escoteiro” surge em um momento em que buscamos suscitar o senso de pertencimento e orgulho em ser escoteiro, mais especificamente o orgulho em fazer parte dos Escoteiros do Brasil, que completam 100 anos de história no ano seguinte – 2024. 

O conceito do tema anual de 2023 refere-se à essência do que é ser escoteiro e leva em conta o Escotismo e a vivência escoteira genuína, mas também explora tudo aquilo que permeia o ser humano escoteiro e as complexidades que buscamos abordar no método educativo a partir das diferentes áreas de desenvolvimento. Não queremos falar somente sobre o que é ser escoteiro em essência, mas também como é o ser escoteiro, do que é formado e como é moldado pela sua vivência escoteira.

De acordo com o dicionário, a palavra ser significa possuir identidade, particularidade ou característica intrínseca ou inerente; fazer parte. Além disso, a palavra “ser” é usada para distinguir algo e/ou alguém em relação a si mesmo e/ou aos outros. O ser escoteiro abrange muitos outros seres, como o ser fraternidade, o ser escotista, entre outros. Por isso, utilizaremos outras dimensões do “ser escoteiro”, como o “sou”, o “somos” e o “seja” que representam respectivamente uma identidade, uma fraternidade e um convite.

Todos estes seres constroem o ser escoteiro, demonstrando que somos formados por muitos e que todos carregamos o mesmo sentimento que o escotismo nos traz através das complexidades que abordamos em nosso método a partir de questões que buscam um desenvolvimento pleno do ser humano como: o que faz de nós o que somos; o que representamos sendo; como nos sentimos sobre isso etc. 

Acreditamos que ser escoteiro é carregar em sua essência e em seu DNA os valores que o Movimento Escoteiro traz agindo de acordo com tais e distinguindo-se dos demais pela sua integridade, cortesia, respeito etc. Uma vez que entramos em contato com tudo isso é nítida a forma como isso molda a pessoa que nos tornamos e a pessoa que o Movimento Escoteiro busca entregar para a sociedade no momento de sua partida como jovem. 

É dessa maneira que buscamos representar o ser escoteiro e gerar senso crítico a partir do tema anual para refletir sobre a nossa participação e pertencimento ao Movimento Escoteiro e direcionar nossos projetos e ações estratégicas para 2023.

Assista ao vídeo promocional clicando aqui.

Skip to content