Seminário Nacional de Métodos Educativos e abertura de novas UELs marcam o mês de novembro - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Seminário Nacional de Métodos Educativos e abertura de novas UELs marcam o mês de novembro

8 dezembro 2022

A Coluna de Crescimento traz à toda a instituição um giro de notícias sobre as atividades escoteiras Brasil afora, destacando as principais iniciativas de expansão e crescimento dos Escoteiros do Brasil, confira:  

Seminário Nacional de Métodos Educativos

Entre os dias 19 e 20 de novembro a cidade do ABC paulista, São Caetano do Sul, recebeu o Seminário Nacional de Métodos Educativos para apresentar e discutir os projetos e tendências das áreas estratégicas de Programa Educativo e Gestão de Adultos no Movimento Escoteiro. 

Além de oficinas sobre diversos temas como gestão de voluntariado, crescimento e expansão, prioridades educativas, entre outros, os participantes do Seminário também tiveram a oportunidade de ouvir a experiência de líderes do Corpo Nacional de Escutas (associação escoteira de Portugal) e da Associação de Escoteiros Católicos da Espanha. 

Abertura de novas UELs

Durante o mês de novembro, ocorreram também a abertura de duas novas Unidades Escoteiras, uma nova seção autônoma no Espírito Santo (Seção Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell 47/ES) e o Grupo Escoteiro Leão de Judá – 77/PE,  primeira unidade escoteira evangélica da região de Pernambuco.

Na ocasião da fundação, foi realizado ainda um culto de ação de graças em comemoração aos 98 anos da UEB. O presidente do novo grupo, o Pastor Jairo Medeiros, com muita emoção, se comprometeu em levar a proposta do Escotismo para as demais igrejas por acreditar no movimento como ferramenta de apoio na convivência saudável entre crianças, adolescentes e jovens da comunidade.

Visibilidade da mídia para o Escotismo catarinense

O Grupo Escoteiro Tangará 92/ SC, de Criciúma, foi destaque no programa “Balanço Geral” da cidade catarinense. A reportagem, que teve a participação do diretor nacional de Gestão Estratégica, Celso Menezes, e da vice-presidente do Conselho de Administração Nacional, Daniela de Oliveira Rodrigues Gomes, apresentou o Escotismo como uma alternativa saudável para pais e mães que buscam atividades de aprendizado constante fora do ambiente escolar de seus filhos. Clique aqui para conferir a reportagem completa. 

Ponte no Mato Grosso do Sul ganha nome de Grupo Escoteiro

Por sugestão do prefeito Alan Guedes, aceita pela Câmara de Vereadores, a ponte na cidade de Dourados, Mato Grosso do Sul recebeu o nome de Grupo de Escoteiros Laranja Doce. Os chefes escoteiros, João Batista e Mônica, que participaram da cerimônia de entrega da ponte, afirmam que o reconhecimento é resultado do trabalho social que o grupo realiza na comunidade.

“Nós, da família do Grupos Escoteiro Laranja Doce nos sentimos honrados com essa homenagem. Temos pela primeira vez um prefeito que foi um jovem escoteiro e que é um exemplo a ser seguido pelos atuais escoteiros. Estamos muito felizes e em nome de todos os escoteiros, presentes e ausentes e aos que já passaram, quero agradecer de coração”, afirmou o chefe João Batista. Leia a matéria completa aqui.

Skip to content