Justiça Federal e Marinha realizam doação de veleiro para os Escoteiros do Brasil - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Justiça Federal e Marinha realizam doação de veleiro para os Escoteiros do Brasil

8 fevereiro 2023

A embarcação terá função de veleiro-escola dentro da instituição

A Marinha do Brasil transferiu ontem (07/02) o veleiro Lamia para os Escoteiros do Brasil. A embarcação que está na Base Naval da Marinha em Natal – RN está sendo transferida provisoriamente, mas logo será uma doação definitiva. A doação representa a concretização de um projeto de longa data que visa oferecer às crianças, adolescentes e jovens a oportunidade de aprofundar o conhecimento sobre o mundo marítimo em um veleiro-escola. A cerimônia teve a presença do comandante da Base Naval de Natal (RN) e capitão de Mar e Guerra da Marinha do Brasil, Carlos Macedo.

“Além de tornar possível a experiência de jovens e adultos na vida à bordo, essa doação irá oportunizar aos escoteiros de todo o Brasil um maior conhecimento de rotas e equipamentos náuticos, o que é de grande valia para todos aqueles que se interessam pela vida em alto mar. Sem dúvidas, é um grande passo para o desenvolvimento e crescimento da nossa instituição”, afirma Ivan Nascimento, presidente dos Escoteiros do Brasil. 

A ideia agora é levar o veleiro de Natal, no Rio Grande do Norte, para Paranaguá, cidade litorânea no estado do Paraná que abriga um dos maiores portos marítimos do Brasil. Para fazer essa rota, a tripulação do veleiro-escola prevê um total de cerca de 14 dias, saindo da base naval na capital potiguar no primeiro horário de sexta-feira (10), com paradas em outros portos brasileiros como Cabedelo (Paraíba), Maceió (Alagoas), Salvador e Ilhéus (Bahia), Vitória (Espírito Santo), Rio de Janeiro, Ilhabela e Santos, até alcançar o Porto de Paranaguá. 

“A intenção é que durante as paradas, nós possamos promover um momento de visitação ao veleiro para escoteiros locais, sejam jovens ou adultos. Essa navegação pela costa do Brasil é algo inédito para os Escoteiros do Brasil e aqueles associados acima de 18 anos, que possuem habilidades náuticas e se interessarem, poderão também realizar um trecho do trajeto conosco”, convida o coordenador nacional da modalidade do mar, Marco Antônio Bortoli. Para realizar a visita ou uma ‘pernada’, basta entrar em contato com a coordenação nacional através do WhatsApp (41) 3090-7923. 

A Modalidade do Mar no escotismo brasileiro existe desde 1921 e é caracterizada pela ênfase na realização de atividades aquáticas, buscando desenvolver nos jovens o gosto pela vida náutica, pelas artes e técnicas marinheiras, a navegação à vela e a motor, viagens e transportes náuticos, pesca, estudo da oceanografia, realização de esportes náuticos e submarinos, entre outros.

Skip to content