Sempre Alerta Eletrônico - 6ª Edição - julho de 2015
 
 
 
Escoteiros do Brasil
Movidos Pelo Escotismo
 
www.escoteiros.org.br

23º Jamboree Escoteiro Mundial

O 23º Jamboree Mundial está quase começando, e os preparativos para o maior evento escoteiro do mundo estão a mil!

Certifique-se de estar por dentro dos principais costumes e leis do Japão para evitar problemas. A fanpage dos escoteiros do Brasil no Japão tem todas as informações indispensáveis para brasileiros, como lista de itens que devem estar na mala, questões de comportamento e curiosidades. Acompanhe clicando aqui.

Confira aqui os Boletins e demais informações.


1º Encontro de Capacitação do Mensageiros da Paz

Até o dia 21 de julho é possível se inscrever para o 1º Encontro de Capacitação do Mensageiros da Paz (MoP), um evento que irá oferecer ferramentas básicas para que o participante possa ajudar as Unidades Locais e sua Região a implementar projetos, beneficiando mais comunidades possíveis.

Os interessados devem entrar em contato com seus Escritórios Regionais – cada região poderá enviar dois participantes. O evento será realizado em Bateias, próximo a Curitiba (PR), entre os dias 21 e 23 de agosto, e não terá custos de inscrição para os jovens.

Clique aqui e sabia mais.


26º Elo Nacional Escoteiro

Por meio das atividades do ELO Nacional, milhares de jovens poderão vivenciar de forma mais intensa a diversa e unida comunidade escoteira. Inspirado no tema do 23º Jamboree Mundial Escoteiro, “WA: Espírito de união”, o evento irá proporcionar aos jovens uma experiência que os aproxima do 23º Jamboree Mundial.

O Elo acontecerá em agosto, em todo o Brasil, e o 1º Boletim traz diversas sugestões de atividades planejadas em sintonia com as atividades que serão realizadas no Japão.

Clique aqui para saber mais.


11º Encontro Nordeste De Escotistas e Dirigentes

Entre 11 e 13 de setembro, o Maranhão será sede do 11º Encontro Nordeste de Escotistas e Dirigentes (Ened), que tem como objetivo fortalecer a atuação dos Escritórios Regionais do Nordeste, possibilitando a aproximação, a troca de experiências e a capacitação e formação dos voluntários.

As inscrições podem ser realizadas pelo Sigue, até o dia 20 de agosto. Saiba mais clicando aqui.


3º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte

Nos dias 26 e 27 de setembro, Santarém (PA), sediará o 3º Encontro de Dirigentes e Escotistas do Norte (Eden). O intuito do evento é somar propostas, ideias e forças em prol do desenvolvimento do Movimento Escoteiro na região Norte, em um ambiente de intercâmbio e amizade.

O Eden espera representantes voluntários, profissionais e pioneiros de diferentes partes do país, para que assim seja possível reunir sugestões e propostas que tornem o trabalho escoteiro ainda mais efetivo na região Norte.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 16 de agosto. Confira o Boletim 1 clicando aqui.


Confira o resultado da campanha Doe Seu Celular 2014

A campanha Doe Seu Celular 2014 foi fechada na última semana de junho com um resultado de mais de 42 mil celulares e 9 mil baterias arrecadados. Para celebrar os ótimos resultados alcançados - que possibilitaram que cerca de 3 bilhões de litros de água ficassem livres de contaminação -, a Reciclecel premiou os três grupos com melhor desempenho na arrecadação:

1) GE Wanderley de França Barbosa (51°/BA) - 1142 aparelhos
2) GE de Cacique Marau (125°/RS) - 1090 aparelhos
3) GE Portal das Águas (365°/SP) - 1086 aparelhos

Saiba mais sobre a ação clicando aqui.


Processo de candidatura para a nova Diretoria Executiva Nacional está aberto

Incentivando a participação dos associados e prezando pela transparência, o Conselho de Administração Nacional (CAN) iniciou o processo de seleção dos interessados para integrar a Diretoria Executiva Nacional (DEN) para o mandato 2016-2019. As fichas de candidatura podem ser enviadas até o dia 15 deste mês.

Confira o Edital e mais informações clicando aqui.


Novos coordenadores nacionais

A Modalidade do Mar tem Estelina Mendes Terra, de São Paulo, como nova coordenadora, e Marcelo Teixeira, do Rio Grande do Sul, como coordenador adjunto.

Estelina já exerceu funções como chefe de seção, diretoria de curso básico, e atua como adjunta do Coremar de programa educativo faz parte da coordenação de gestão de adultos de seu distrito. Já Marcelo é escotista no Grupo Escoteiro do Mar Almirante Abreu (123°/RS) e atual coordenador da Modalidade do Mar no Estado, já foi comissário distrital e atuou na equipe regional de formação.

William Bonalume, escotista do Grupo Escoteiro Dom Bosco (191°/RS), da cidade de Porto Alegre, é o novo Coordenador Nacional do Ramo Escoteiro. Ele já exerceu diversas funções, em todos os níveis. Atualmente se envolve com gestão de adultos, atuando como Diretor de Curso Básico, e auxilia a Equipe Nacional de Crescimento e a Equipe Nacional dos Mensageiros da Paz.

Saiba mais sobre a nova coordenação da Modalidade do Mar clicando aqui e do Ramo Escoteiro aqui.

 
14ª Aventura Nacional Sênior

Aracruz, no Espírito Santo, irá emprestar suas praias, rios e montanhas para sediarmos a 14ª Aventura Nacional Sênior, entre 16 e 21 de julho de 2016. Com o tema “Reunião de todas as tribos”, o evento irá oferecer experiências únicas aos participantes, repletas de aventuras e desafios, em um ambiente de confraternização e amizade.

A fim de possibilitar uma maior participação aos escoteiros de todo o Brasil, oferecemos uma taxa promocional para os inscritos que realizarem o pagamento até o dia 30 de julho deste ano. Confira o Boletim 1 e as demais informações clicando aqui.

 
Elaboração do Planejamento Estratégico 2016-2020

O Planejamento Estratégico é o documento norteador das ações institucionais, vital para o desenvolvimento de qualquer organização. Os Escoteiros do Brasil estão encerrando o período estratégico atual (2011-2015) e, em virtude disso, algumas ações já foram encaminhadas nos últimos meses, tanto de avaliação, quanto de consulta aos associados.

Dando continuidade aos trabalhos que já haviam sido iniciados, o Grupo de Trabalho de Planejamento Estratégico se reuniu no último fim de semana de junho, em Curitiba (PR), para preparar os dados que ajudarão na definição de metas e alinhamento das ações para os próximos anos.

Saiba tudo que rolou na ocasião clicando aqui.

 
1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira

As inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Educação Escoteira ainda estão abertas – até o dia 31 de julho é possível garantir vaga no evento que vai discutir e refletir sobre a proposta educativa do Escotismo, destacando a aplicação do Método Escoteiro como instrumento de promoção e desenvolvimento pessoal de crianças, adolescentes e jovens.

Clique aqui e confira o site oficial do evento, com Boletins e programação.

 
24º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica

O 24º Mutirão de Ação Ecológica rola até o dia 12 de julho, em todo o Brasil, realizando diversas ações de conscientização e preservação ambiental. Neste ano, aliado ao projeto mundial Trees For The World, o MutEco deve ter resultados ainda mais expressivos.

Ainda dá tempo de realizar as atividades com o seu grupo! Confira as sugestões de atividades disponíveis aqui e participe!

Quer saber mais sobre o Trees For The World, que acontece até o fim do ano? Clique aqui.

 
Escoteiros Do Brasil apoiam projeto Doe Letras, Do Instituto Ayrton Senna

A preocupação com a educação das crianças e jovens sempre foi um dos pilares do Movimento Escoteiro, que busca oferecer ferramentas para o autodesenvolvimento e, como consequência, maior independência e autonomia desses jovens.

Pensando nisso, e como forma de chegar em ainda mais comunidades com projetos que possam auxiliar educacionalmente, os Escoteiros do Brasil estão apoiando o projeto Doe Letras, do Instituto Ayrton Senna.

Juntas por um mesmo ideal, as instituições querem, com a campanha, levar educação de qualidade para as redes públicas do país. Para participar, basta acessar o site www.institutoayrtonsenna.org.br e realizar uma doação. Mesmo uma pequena doação pode fazer a diferença na vida de muitos jovens. Junte-se a esta causa.

 
26º Mutirão Nacional Pioneiro

Entre os dias 9 e 12 de outubro acontece o 26º Mutirão Nacional Pioneiro, em Florianópolis (SC). A atividade mais tradicional do Ramo Pioneiro vai oferecer atividades em que os jovens colocarão em prática seu lema, além de incentivar a integração, reflexão e, é claro, muita diversão.

As inscrições acontecem até o dia 12 de agosto, e Pioneiros de todo o país podem participar – as vagas para Equipe de Serviço são limitadas.

Confira o Boletim 1 clicando aqui.

 
8º Concurso de Fotografia e 1º Concurso de Vídeo dos Escoteiros do Brasil

Este ano, além do 8º Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil, acontece também o 1º Concurso de Vídeo dos Escoteiros do Brasil. Ambos tem como tema “Movidos Pelo Escotismo”, retratando toda a importância do Movimento Escoteiro em nossas vidas. Escoteiros que sejam fotógrafos amadores ou profissionais e videomakers são convidados a participar dos concursos, que têm como objetivo estimular, reconhecer e divulgar os talentos que encontram no Movimento Escoteiro sua inspiração.

É possível participar até o dia 23 de novembro. Os resultados serão divulgados dia 11 de dezembro.

Saiba mais sobre o Concurso de Fotografia aqui e sobre o Concurso de Vídeo aqui.

 
3º Encontro de Profissionais Escoteiros aconteceu em Curitiba

Neste ano, 32 pessoas participaram do 3º Encontro de Profissionais Escoteiros que aconteceu entre os dias 24, 25 e 26 de junho. O evento foi realizado em Curitiba (PR), e contou com a presença do presidente da Diretoria Executiva Nacional, Marco Aurélio Romeu Fernandes, profissionais do Escritório Nacional e de diferentes Escritórios Regionais.

Clique aqui e saiba mais sobre o que rolou no Encontro.

 
Panamá sedia reunião da Rede Interamericana

Entre os dias 11 e 14 de junho, aconteceram as reuniões das redes de trabalho da Região Interamericana, com a presença de representantes de 16 países.

Utilizando as instalações do Escritório Mundial – Região Interamericana, as reuniões tiveram como objetivo compartilhar conhecimentos, analisar o trabalho das organizações nacionais nas diferentes áreas, e traçar metas do novo Plano Regional 2016-2018, alinhando o planejamento com as decisões tomadas na Conferência Mundial da Eslovênia, em 2014, e na Conferência Interamericana de Buenos Aires, em 2013.

Saiba mais sobre o que aconteceu na reunião clicando aqui.

 
Escoteiro do RS foi o único brasileiro selecionado para curso da ONU

Aos 19 anos, Ernesto Ferreira foi o único brasileiro selecionado para um workshop da ONU que, entre 75 mil inscritos, selecionou 75 jovens de todo o mundo para discutir ideias para resolver problemas globais e trocar conhecimentos. O evento aconteceu entre 13 e 20 de junho, reuniu meninos e meninas de diferentes idades, com experiências diferentes, mas um ideal em comum: o desejo de ser um agente de mudança.


O UNAOC-EF Summer School, que é uma parceria da EF (Education First) com a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (Unaoc), procurava jovens que desenvolvessem ações sociais que impactam as comunidades onde vivem para participar de seus workshops, cursos e treinamentos - o brasileiro foi o mais jovem selecionado. Além dos participantes, foi formada uma equipe de facilitadores e palestrantes que tinha desde professores de Harvard, a empreendedores sociais africanos, fundadores de projetos globais e outros.


Ernesto mora em Porto Alegre, é aluno de engenharia civil na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e há 12 anos está no Movimento Escoteiro. Além disso, desde 2013 ele tem realizado ações com diferentes ONGs pelo país – e fora dele também: com o Teto, ele construiu moradias em Curitiba (PR), Rio de Janeiro, São Paulo e Montevideo; participou do Oasis, do Instituto Elos; passou pela seletiva do Guerreiros sem Armas e, como se não bastasse, ainda fundou a Lusco-Fusco, uma organização juvenil que realiza intervenções artísticas na cidade e ações contínuas em comunidades.


Com a autonomia e o desejo de transformar realidades que o Movimento Escoteiro imprime nos jovens, Ernesto ressaltou que seu envolvimento com trabalhos sociais acabou sendo uma consequência. “O Movimento Escoteiro é parte da minha vida, aprendi a trabalhar em grupo, a me organizar, a projetar trabalhos. Me desenvolvi muito como pessoa, quando comecei a ver situações inaceitáveis eu sabia que poderia mudar, que poderíamos organizar mutirões, organizar grandes grupos de pessoas para ações de impacto e mais, já sabia por onde começar”, contou.


Ele ainda disse que foi no Escotismo que aprendeu a ver o outro como irmão, a reconhecer e se importar com as necessidades do próximo e a querer fazer algo a respeito. “Me motiva muito ver as pessoas mudando, as relações, a forma como se veem; quando se consegue mudar isso, literalmente mudamos o mundo, nem que seja o mundo dessas pessoas só”, explicou.


O Ernesto é um dos jovens, entre tantos, que se inspira diariamente por meio do trabalho social, do desejo de construir, com as próprias mãos, um mundo melhor. Para todos os jovens escoteiros do Brasil, ele ainda deixou um recado:


“Jovens - com toda essa energia, pensamento e aprendizado rápido - têm de se envolver com ações sociais. Faz parte de nós, humanos, trabalhar com a comunidade a nossa volta, e desenvolver ações; quando jovem estamos em fase de formação e ao realizar ações de impacto social nos sentimos parte de uma transformação, aprendemos sobre empatia e relações de comunidade, como nossos deveres e direitos”, completou.

 
 
Loja Escoteira Nacional
 
Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico? Clique aqui e inscreva-se.

Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.