Sempre Alerta Eletrônico - 10ª Edição - Outubro de 2012
 
 
 
 
www.escoteiros.org.br


"SIGUE Jovem" agora é "Meu SIGUE"
MUDANÇA DE NOME DO SIGUE JOVEM
O "SIGUE Jovem" foi criado como um instrumento de acesso individual ao SIGUE, através do qual todos os associados podem acessar os seus dados pessoais. Apesar do nome este instrumento atende a todos os associados, membros juvenis ou adultos, e para deixar isso mais claro, e diante de diversas solicitações, o nome está sendo alterado de "SIGUE Jovem" para "Meu SIGUE". A mudança será somente de nome, pois a forma de funcionamento do SIGUE e o endereço de acesso permanecerão iguais.

Mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados no “Meu SIGUE”. A instituição utiliza como principal forma de contato junto aos seus associados informações contidas no SIGUE.


ESCOTEIROS NA JMJ-2013
A Jornada Mundial da Juventude reúne milhões de jovens das diversas partes do mundo. Tradicionalmente existe uma grande participação de escoteiros católicos nas JMJ desde sua criação. A última JMJ aconteceu em Madri (Espanha), em junho de 2011, e contou com 2 milhões de participantes, entre eles 10 mil escoteiros. É comum que escoteiros realizem missa escoteira, acampamentos, catequeses, entre outros eventos durante a JMJ.

A União dos Escoteiros do Brasil vem trabalhado para receber todos os escoteiros envolvidos no evento. Confira os boletins informativos 1, 2 e 3 no site Escoteiros do Brasil e acompanhe as novidades por meio da página oficial do evento no facebook www.facebook.com/ScoutRio.JMJ2013  


Vem aí o 55º JOTA / 16º JOTI – dias 19, 20 e 21 de outubro
A cada ano o Brasil vem se destacando mundialmente, de acordo com o relatório da WOSM, em número de participantes e entusiastas dessas atividades, que acontecem simutaneamente e integradas, como uma enorme rede de comunicação mundial formada através de estações de radioamador e da internet. Clique aqui e confira as novidades preparadas especialmente para você neste ano.

Concurso de Fotografia 2012 – Diferentes Pessoas, um só Escotismo!
O V Concurso de Fotografia dos Escoteiros do Brasil é aberto à participação de qualquer pessoa associada à União dos Escoteiros do Brasil, fotógrafo amador ou profissional. O objetivo deste concurso consiste em estimular, reconhecer e divulgar imagens criadas por fotógrafos que encontram no Movimento Escoteiro a inspiração de sua criatividade. Com o tema "Diferentes Pessoas, um só Escotismo!" as inscrições desta edição vão até o dia 25 de novembro. Clique aqui e confira o regulamento do concurso.

MUTCOM 2012 – Novidades no envio das informações
O Mutirão de Ação Comunitária 2012 foi um sucesso! Diversos Grupos Escoteiros de várias partes do país desenvolveram atividades em suas comunidades promovendo a transformação local. A aquisição dos distintivos deve ser feita até o dia 14 de novembro, conforme documento disponível no site Escoteiros do Brasil. A organização lembra que a aquisição dos distintivos é somente para os Grupos Escoteiros que preencherem o cadastro de atividades no SIGUE Administrativo, selecionando o tipo de atividade "Mutirão de Ação Comunitária".

Quer receber o Sempre Alerta Eletrônico?
Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!

Email:


 | 


Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.

A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.

 
4 de outubro: Dia do Lobinho!
O Fundador do Escotismo, Robert Baden-Powell, escolheu pessoalmente os patronos para os diferentes Ramos do Movimento Escoteiro.

Para o Ramo Lobinho B-P escolheu Francisco de Assis, que viveu na Itália há mais de oito séculos, e que é lembrado por ter vivido em paz com todos, com a natureza, com os mais pobres e com os que sofrem.

Suas ações e seu amor pela natureza fizeram com que Francisco de Assis tivesse sua vida associada aos animais, e uma imagem muito conhecida é dele conversando com um lobo.

4 de outubro: Dia do Lobinho!
Dia 4 de outubro é o dia consagrado a Francisco de Assis e, portanto, também escolhido como o Dia do Lobinho!
 
I Encontro Nacional de Formadores
A Diretoria Nacional de Métodos Educativos, por intermédio da Equipe Nacional de Gestão de Adultos e com o apoio da Região Escoteira de São Paulo, realizará entre os dias 12 e 14 de outubro o I Encontro Nacional de Atualização de Formadores com a participação de 29 formadores de 10 Regiões Escoteiras.  Encontro Nacional de Formadores
O Encontro, sob a direção do dirigente Antonio César Oliveira abordará sobre conteúdo atualizado, padronização da linguagem e procedimentos preconizados pelas Diretrizes Nacionais de Gestão de Adultos.

Inscrições abertas do Curso de Formadores – Nível II

A Diretoria Nacional de Métodos Educativos, por intermédio da Equipe Nacional de Gestão de Adultos e com o apoio da Região Escoteira do Distrito Federal, abre inscrições para o Curso de Formadores – Nível II (CF-2), para membros da União dos Escoteiros do Brasil devidamente qualificados a participar. O evento será realizado entre os dias 15 e 18 de novembro no Campo Escola da Região Escoteira do Distrito Federal. As inscrições vão até 26 de outubro. Mais informações, clique aqui.

 
2º Encontro Nacional de Comunicação
Nos dias 28, 29 e 30 de setembro realizou-se o 2º Encontro Nacional de Comunicação dos Escoteiros do Brasil, em Brasília, com 36 participantes de 11 Regiões. Foi um encontro de muito trabalho, com a presença de dois especialistas externos que contribuíram para o sucesso do evento aplicando uma oficina de criação e outra de media training, ao que somaram-se as demais oficinas realizadas pela ENIC - Equipe Nacional de Imagem e Comunicação. No encontro, realizado sob a responsabilidade do Coordenador da ENIC, Marcio Albuquerque, trabalhou-se no alinhamentos de informações, apresentação do Plano Nacional de Comunicação e auxilio aos participantes na montagem dos Planos Regionais. 2º ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO ESCOTEIRA

2º ENCONTRO NACIONAL DE COMUNICAÇÃO ESCOTEIRA
 
Reembolso - Equipe de Serviço do V Jamboree Nacional
Desde o mês de agosto a União dos Escoteiros do Brasil vem realizando o reembolso para os membros que atuaram na Equipe de Serviço durante o V Jamboree Nacional. Apesar da grande maioria dos membros da Equipe de Serviço já terem recebido o reembolso, a organização do evento encontra dificuldades em finalizar o processo. As principais dificuldades são: associados não terem informado seus dados bancários, dados bancários incorretos ou incompletos, etc. Reembolso – Equipe de serviço
As pessoas que encontram-se nestes casos, devem entrar em contato imediatamente com o Escritório Nacional, pelo e-mail [email protected], para informar os dados pendentes.

Lembramos a todos que o % de reembolso pode variar entre zero e 30%, dependendo da função e avaliação do coordenador da base de atuação. O % foi definido pelo coordenador da base conforme avaliação de desempenho na função durante o evento.

No site Escoteiros do Brasil encontra-se disponível a listagem da Equipe de Serviço com status de reembolso para conferência. Mais informações clique aqui.

 
Você já conhece o novo site da Loja Escoteira Nacional?
Já está no ar o novo site da Loja Escoteira Nacional!. Agora, em apenas alguns cliques, você pode adquirir os produtos UEB com muito mais praticidade e segurança, acessando o site através de seu cadastro no Meu SIGUE ou SIGUE Administrativo. O novo site traz muito mais agilidade no momento da escolha dos produtos, além de disponibilizar diversas formas de pagamento através do sistema Pag-Seguro. Acesse www.lojaescoteiranacional.com.br agora mesmo, conheça e aproveite!

No mês de lançamento serão sorteados kits de produtos através do Facebook. Para participar é muito fácil: curta a fanpage Escoteiros do Brasil, compartilhe as imagens de divulgação a partir de 1° de outubro.

 
Brasil foi sede da Reunião de Desenvolvimento Institucional da Região Escoteira Interamericana
Entre os dias 28 a 30 de Setembro, em Curitiba, realizou-se a Reunião de Desenvolvimento Institucional da Região Escoteira Interamericana, destinada aos países do Cone Sul, organizada com o apoio do Escritório Nacional dos Escoteiros do Brasil. Encontro da Região Escoteira Interamericana realizado em Curitiba
O evento, que discutiu temas relacionados com a gestão das associações, desenvolvimento de projetos e a busca de resultados eficazes, foi coordenado por José Gabriel Criollo, Diretor de Desenvolvimento Institucional do Bureau Escoteiro Mundial - Região Interamericana, com o apoio de Hector Carrer, Diretor de Desenvolvimento para o Cone Sul.

Estiveram presentes, além dos diretores do Escritório Mundial, dirigentes nacionais do Uruguai, Paraguai, Chile e Brasil. A UEB esteve representada por Renato Bini - Vice-Presidente da DEN, David Ortolan - Secretário Geral, e Manoel Salles - Gerente de Projetos.

 
Cartilha e Ficha Técnica sobre Bullying
A União dos Escoteiros do Brasil está disponibilizando em seu site uma cartilha sobre Bullying, juntamente com uma ficha técnica, com a finalidade de ajudar os Grupos Escoteiros a prevenir e combater este fenômeno. Este material foi produzido pelo escotista e médico Altamiro Vilhena, com a colaboração do escotista Felipe de Paulo.

Clique aqui e confira o material.

Cartilha e Ficha Técnica sobre Bullying está disponível
 

Em breve...informações sobre os eventos:

 
 
JAMCAM – Documentação para ingresso na Colômbia
Existe um convênio entre o Brasil e a Colômbia que permite brasileiros ingressar na Colômbia apenas com o documento de identidade. Com o objetivo de evitar problemas futuros, a coordenação do contingente brasileiro recomenda que todas as pessoas viagem para a Colombia utilizando Passaporte (com validade mínima até julho/2013). xxx
É importante lembrar que todo jovem só pode sair do país com autorização de ambos os pais assinada em cartório. Como o passporte novo não possui filiação, todos devem levar além do passaporte, uma cópia autenticada do documento de identidade anexa a autorização de viagem para ser entregue ao agente da Policia Federal Colombiana.