www.escoteiros.org.br

 


XVII Congresso Escoteiro Nacional
Assembléia Nacional
XVII Congresso Escoteiro Nacional

Distrito Federal preparado para receber os participantes do Congresso Escoteiro Nacional! Acontecerá durante o congresso a XVIII Assembléia Escoteira Nacional, XVI Fórum Nacional de Jovens Líderes, Reunião do Conselho de Administração Nacional além de diversos seminários e oficinas. Este ano o evento acontecerá na Associação Médica de Brasília entre os dias 29 e 1º de maio em Brasília/DF. A Programação completa e o Edital de Convocação encontram-se disponíveis no site da UEB. Clique aqui.


Escoteiros do Brasil tem nova representação no Conjuve

Conjuve - Processo Seletivo - Resultado

A Diretoria Executiva Nacional – DEN nomeou o Escotista Antônio Felipe de Almeida Gonlaves , membro do Grupo Escoteiro do Mar Macahé - 115/RJ como o novo representante no Conjuve. Os candidatos que participaram do processo seletivo foram submetidos à análise do Comitê Avaliador formado por: Marco Aurélio Romeu Fernandes, representante da DEN (presidente do comitê avaliador); Paulo Henrique Maciel Barbosa, representante do CAN; Felipe de Paula, representante da Rede Nacional dos Jovens Líderes; representantes das Áreas Geográficos do País ( Bráulio André D. da Silva , Rubem Suffert, Carlos Frederico dos Santos e Nadir Antonio Mussio). Além da análise dos curriculum vitae contendo vida profissional e escoteira, os finalistas foram entrevistados pelo presidente do comitê avaliador. Antônio substituirá Letícia Vargas de Oliveira Brito, membro do Grupo Escoteiro Caetes - 81/RJ a partir deste mês.


Tema Escoteiro em ônibus da Reunidas S/A



A empresa Reunidas S/A está operando com dois veículos contendo imagens de escoteiros.

A empresa escolheu dois ônibus da sua frota para expor fotografias dos membros do Escotismo. Uma dos ônibus opera a linha Joinville-Chapecó-Pato Branco e retorno, cortando praticamente o estado de Santa Catarina numa abrangência enorme da foto percorrendo o estado. O outro ônibus opera na linha do litoral catarinense e estado do Rio Grande do Sul.

 

23 de Abril - Dia do Escoteiro

Dia 23 de abril é o dia de São Jorge, patrono dos escoteiros por escolha do próprio Fundador do Movimento, Robert Baden-Powell. Esta data passou a ser reconhecida, em todo o mundo, como o Dia do Escoteiro.

Jorge foi um capitão romano, que gozava de grande prestígio junto ao Imperador Diocleciano, mas que em um momento de sua vida distribuiu sua riqueza aos pobres e, logo depois, se manifestou contra os planos de Diocleciano de matar os cristãos, e por isso foi torturado e morto.

Formou-se uma lenda em torno de São Jorge, em que, geralmente ele é apresentado como um cavaleiro, montado e de armadura, atacando com uma lança um dragão que queria devorar uma donzela. É apenas uma imagem simbólica, em que o dragão representa o mal e os erros, e a donzela é o pensamento puro que deve ser defendido.

O Fundador Baden-Powell convidou os escoteiros a seguir o exemplo de são Jorge, fazendo parte de uma juventude forte, valente e leal, pronta a assumir seu ideal, lutando contra o que está errado e contribuindo para construir um mundo melhor.

Como comemorar?

Existem muitas formas diferentes de comemorar a passagem do Dia do Escoteiro. Em seguida apresentamos algumas idéias.
1. Ajudando a comunidade com serviços a instituições ou populações carentes, limpeza de áreas degradadas, promovendo recreação para crianças e jovens, entre outras.
2. Divulgando o Movimento Escoteiro através de palestras, montagem de vitrines, acampamentos modelo em shoppings ou escolas, enviando notas e concedendo entrevistas à imprensa.
3. Realizando atividades escoteiras na cidade, envolvendo a comunidade, como gincanas e grandes jogos.
4. Promovendo festividades no âmbito da família escoteira, como churrascadas, feijoadas ou coisas deste gênero.
5. Realizando atividades tipicamente escoteiras, como acampamentos e Fogos de Conselhos.

 

José Alencar segue para o Grande Acampamento

29 de março faleceu o escoteiro e ex-Vice-Presidente da República, José Alencar, vítima de um câncer contra o qual lutava desde 1997. Nascido em 1931, José Alencar foi o 11º filho de um total de 15.

José Alencar
Aos 12 anos ingressou no Escotismo, cujas atividades sempre lembrou com carinho, reconhecendo repetidas vezes a contribuição do Escotismo em sua formação, afirmando, inclusive, que somente suportou enfrentar dolorosos momentos da doença, porque "O Escoteiro tem fibra, é alegre e sorri nas desventuras", fazendo constantemente menção aos valores propostos pela Lei Escoteira.

No final do ano de 2010 a União dos Escoteiros do Brasil concedeu ao então vice-presidente Jose Alencar a Medalha de Gratidão – Grau Ouro da UEB, bem como uma placa alusiva a todas as referências elogiosas que fazia ao Movimento Escoteiro. Naquela oportunidade o escoteiro José Alencar emocionou-se ao receber o Lenço da UEB das mãos de uma lobinha e uma escoteira, e fez um relato cheio de recordações de sua vida escoteira.

A UEB lamenta a perda de um homem que serve de exemplo, tanto por sua missão política como suas ações nos empreendimentos particulares, e que, principalmente, deu exemplo de dignidade ao Brasil e ao Mundo por ocasião dos momentos difíceis de sua vida, como um verdadeiro escoteiro.

Estamos certos de que José Alencar já está no Grande Acampamento, junto a Deus, recompensado por sua vida dedicada ao serviço ao próximo e amor à Pátria.

 

Solidariedade às vitimas do Japão

O Japão que se prepara para sediar o 23º Jamboree Mundial em 2015 sofreu no último dia 11 um dos maiores desastres naturais ocorrido no país. O terremoto e o tsunami com onda de até 10 metros atingiu a costa nordeste do país provocando muita destruição.

O ator Ken Watanabe (dos filmes O �ltimo Samurai e Cartas de Iwo Jima), junto com o escritor Kundo Koyama (de A Partida), criou um site chamado kizuna311.com, em alus�o � data de 11 de mar�o. "Kizuna" n�o tem tradu��o exata no portugu�s, mas cont�m a ideia de "la�os" e "uni�o".

Na vers�o em japon�s do site, Watanabe recita o poema "Ame ni mo Makezu" (aproximadamente, "resistir at� � chuva"), do poeta Kenji Miyazawa (1896-1933), que nasceu e viveu na prov�ncia de Iwate, exatamente uma das mais afetadas pelos fen�menos naturais. O poema fala de for�a, perseveran�a e solidariedade diante de dificuldades.

"Estando envolvido na ind�stria do entretenimento, conclu�mos que devemos fazer o que melhor podemos de nossa capacidade. Nos �ltimos dias, a m�dia chamou a aten��o do mundo sobre o terremoto e a devasta��o, com boa parte da imprensa gentilmente aclamando nossa ordem e solidariedade sob as catastr�ficas circunst�ncias, e nos encorajou a nos recuperarmos da calamidade. Ao ler esses relatos, n�s percebemos que temos grandes poderes. N�s, japoneses, temos muito orgulho de nosso 'kizuna', a solidariedade que nos une", diz a mensagem de Watanabe no site.

A União dos Escoteiros do Brasil manifesta solidariedade às vítimas do terremoto e do tsunami e em especial aos irmãos escoteiros do Japão por este momento difícil.

 

Seja o autor do próximo logotipo do JOTA - JOTI 2011

A Organização Mundial do Movimento Escoteiro está promovendo um concurso para a criação do logotipo da edição deste ano do Jamboree-On-The-Air e Jamboree-On-The Internet (JOTA - JOTI).

Jota Joti
Escoteiros de todo o mundo estão convidados a apresentar seu projeto. Este logotipo será a logotipo oficial do evento e também será utilizado como emblema oficial, para ser usado por todos os participantes do 54 º Jamboree no Ar e 15 º Jamboree na Internet, marcados para os dias 15 e 16 de outubro de 2011.

Os usuários do Facebook serão convidados a votar no distintivo favorito, sendo que os dez mais votados serão submetidos a um juri composto por voluntários e profissionais no Escotismo, para o processo seletivo final.

O vencedor será escolhido baseado nos seguintes critérios: Composição, criatividade, técnica, apelo visual e impressão global. O "designer" do Bureau Escoteiro Mundial vai ajudar o vencedor a adaptar o projeto e ajustar o logotipo para a produção final dos distintivos. Os prêmios serão anunciados junto com o anúncio dos vencedores. Clique aqui e confira como participar!

 

II Feira Nacional de Projetos Escoteiros

Encontram-se disponíveis no site www.escoteiros.org os projetos aprovados para a II Feira Nacional de Projetos Escoteiros. Os projetos selecionados permanecerão expostos durante o XVII Congresso Nacional Escoteiro que acontece em Brasília-DF entre os dias 29 de abril e 1 de maio.

A II Feira Nacional de Projetos Escoteiros tem o objetivo de compartilhar experiências de sucesso entre os membros do Movimento Escoteiro, oportunizando o contato de todos com iniciativas que colaboram para o fortalecimento de nossa instituição, o crescimento de seu efetivo e o reconhecimento junto à comunidade local. Clique aqui e confira o resultado.

 

Quer receber o Sempre Alerta
Eletrônico? Preencha abaixo e faça parte ou indique um amigo!
Email:

   Você está recebendo esta mensagem por fazer parte do cadastro da União dos Escoteiros do Brasil.
A União dos Escoteiros do Brasil não aprova o envio de e-mails indesejados. Para deixar de receber mensagens, responda a este email alterando o título para "RETIRAR DA LISTA", e incluindo o endereço que deve ser retirado.