Escotismo Amazônico - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escotismo Amazônico

19 junho 2020

O projeto ‘Escotismo Amazônico’ foi criado em 2013 com o objetivo de transformar a realidade social infanto-juvenil da região de tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru – conhecida como Alto Solimões, uma região marcada pela desigualdade e problemas sociais como álcool, prostituição, drogas e trabalho infantil. Como resultado, as ações alcançaram números como 12 novas Unidades Escoteiras Locais (sendo duas formadas por indígenas), e mais de 1.000 novos associados impactados.

O objetivo do projeto é transformar a realidade de crianças e jovens que vivem em uma região suscetível ao tráfico de drogas, em situação de risco e vulnerabilidade. Levamos o Escotismo como ferramenta educacional e como atividade de lazer, oferecendo um ambiente de amizade e confiança, trabalhando a autoconfiança e o poder de liderança dos jovens. Durante os anos de execução do projeto foram realizadas várias ações, o que possibilitou alcançar resultados bastante expressivos, como cursos preliminares, capacitação de voluntários, divulgação de materiais educativos (como a cartilha “Papo Reto”), ações de prevenção ao uso de drogas entre outras ações ao longo da execução do projeto.

Os Escoteiros do Brasil foram vencedores do 11° Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo Sustentável no ano de 2018! A instituição foi reconhecida pelo projeto ‘Escotismo Amazônico’ em um dos prêmios mais importantes na área de educação e empreendedorismo no país.

A categoria em que os Escoteiros concorreram foi ‘Empreendedorismo Social’. Os projetos foram avaliados segundo critérios que envolviam soluções para problemas sociais, empoderamento de minorias, iniciativas empreendedoras com intuito de avançar causas que impactem na vida do cidadão, atividades inovadoras e projetos para cidadania e direitos humanos. O ‘Escotismo Amazônico’ concorreu com outros 24 projetos de todo o país, e foi coroado como o melhor entre os 10 finalistas do prêmio organizado pelo ISAE (Instituto Superior de Administração e Economia).

Skip to content