Prêmio Viva Voluntário de 2018 certificará ações voluntárias desenvolvidas no país - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Prêmio Viva Voluntário de 2018 certificará ações voluntárias desenvolvidas no país

6 junho 2018

Até o dia 29 do mês de junho, estão abertas as inscrições para o Prêmio Viva Voluntário – Edição 2018. As unidades Escoteiras Locais, bem como os voluntários individualmente de todo o país podem inscrever projetos na área de voluntariado. A iniciativa, promovida pelo Programa Nacional de Voluntariado da Presidência da República, visa reconhecer os projetos desenvolvidos em âmbito nacional, e honrar os destaques.

Instituída pelo Governo Federal no final de 2017, a honraria é destinada às organizações da sociedade civil que não tenham fins lucrativos, à organizações públicas e empresas privadas brasileiras, e também pessoas físicas responsáveis por projetos que desenvolvem atividades de voluntariado. Os projetos serão avaliados pelo Comitê de Avaliação, composto por representantes de 09 instituições integrantes do Conselho Gestor do Programa.

Para Fred Santos, diretor-adjunto de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, o “Viva Voluntário” promove uma chance de maior reconhecimento à instituição. “Temos uma oportunidade para mostrarmos para o país, o que fazemos e como funcionamos. É uma forma de mostrarmos qual a importância do nosso processo de voluntariado na formação cidadã de crianças e jovens do país, e de mostrar a qualidade do nosso trabalho”, explica, reforçando o fato de o Movimento Escoteiro ser regido por uma cultura voluntária.

O Prêmio foi criado no âmbito do Programa Nacional de Voluntariado, iniciativa que tem como objetivo principal o estímulo à cultura do voluntariado por todo o país. Além de focar em promover o voluntariado articulado entre poder público, sociedade civil e setor privado, o Programa visa o incentivo ao engajamento social, focado em alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

É importante ressaltar que, no caso dos Escoteiros, Unidades Escoteiras Locais precisam ter um CNPJ próprio, diferente do nacional ou regional – pelo fato dos Escoteiros do Brasil serem membros do Conselho Gestor do Programa, os níveis Regional e Nacional não podem se candidatar ao Prêmio. Para participar, basta entrar no site do Prêmio Viva Voluntário.

Skip to content