Organização Mundial do Movimento Escoteiro firma parceira com programa de Voluntários das Nações Unidas - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Organização Mundial do Movimento Escoteiro firma parceira com programa de Voluntários das Nações Unidas

6 novembro 2020

Iniciativa busca dar mais visibilidade e reconhecimento ao Escotismo mundial.

Em meio a uma das maiores crises do mundo, o voluntariado segue desempenhando um papel importante no desenvolvimento das comunidades. Pensando nisso, nas últimas semanas, a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (OMME) anunciou uma nova parceria global com o programa de Voluntários da ONU, feito que ajudará a trazer mais visibilidade e reconhecimento ao Escotismo como um dos maiores movimentos de voluntariado do mundo.

A parceria busca, sobretudo, aumentar o impacto do voluntariado e aumentar a proteção dos voluntários por meio da criação de espaços de voluntariado seguros. Os agentes da ONU promovem a paz e o desenvolvimento em todo o mundo por meio do voluntariado, enquanto os escoteiros têm usado o trabalho voluntário como uma forma de deixar o mundo melhor a cada dia. A parceria marca o início do trabalho colaborativo entre dois dos maiores movimentos de voluntariado do mundo em tempos em que o mundo enfrenta muitas incertezas.

De acordo com Ahmad Alhendawi, Secretário Geral da OMME, essa parceria com os Voluntários da ONU também incentiva as Organizações Escoteiras Nacionais (NSOs) e as Unidades de Campo dos Voluntários da ONU a trabalharem juntas para conscientizar o voluntariado e defender políticas sólidas de proteção e capacitação do voluntariado em nível nacional: “Por meio dessas parcerias de base, seremos capazes de utilizar nossas respectivas redes para responder às necessidades de desenvolvimento nas comunidades locais”, aponta Ahmad.

Entre as ações propostas com a parceria estão a conscientização sobre o voluntariado como uma ferramenta poderosa para a educação e o desenvolvimento por meio de eventos e campanhas de advocacy, o compartilhamento de evidências, pesquisas e melhores práticas sobre o voluntariado para defender o reconhecimento de seu impacto na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e o desenvolvimento conjunto de recursos educacionais, materiais de apoio e estruturas de políticas que capacitam, capacitam e protegem voluntários de diversas áreas e origens.

Os Escoteiros do Brasil encorajam todos seus associados a realizarem ações locais de capacitação com seus voluntários para lidar com momentos de crise. Quem desejar buscar mais informações sobre a parceria, pode fazê-lo clicando aqui.

Skip to content