Júri internacional para o primeiro Festival Mundial Escoteiro de Cinema anunciado, com quase um mês para envios - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Júri internacional para o primeiro Festival Mundial Escoteiro de Cinema anunciado, com quase um mês para envios

8 agosto 2018

Um premiado diretor de filmes independentes e um documentarista investigativo indicado ao Emmy irão se juntar à personalidades do Escotismo Mundial no júri para o Festival Mundial Escoteiro de Cinema, na primeira vez que um evento como este é organizado pelo Movimento. O festival celebra o centenário do Ramo Pioneiro (Rover), ramo do escotismo para jovens adultos, e é aberto a todos os jovens entre 18 a 26 anos de idade.

O júri será presidido por Sarah Rita Kattan, que começou sua vida escoteira no Líbano há 17 anos e atualmente é membro do Comitê Escoteiro Mundial, o corpo executivo da Organização Mundial do Movimento Escoteiro. Kattan disse que se sente honrada em fazer parte do júri: “Serviço comunitário é uma parte integrante do Escotismo e através de filmes temos a chance de mostrar como, em um período de cem anos, pioneiros têm sido capaz de se engajar inteiramente na comunidade e discursar sobre as necessidades da juventude ao seu redor. A relevância do Escotismo em nossas sociedades em um mundo em mudança é celebrada através de exemplos concretos de nossa missão como cidadãos ativos.”

O Festival possui três categorias: curta-metragem de ficção, documentário em curta-metragem e vídeo de mídia social. É exigido que cada filme tenha relação com o Escotismo e escoteiros devem estar envolvidos em suas produções. Haverá dois especialistas internacionais no júri. James Lee, que nasceu em Ipoh, na Malásia, é um pioneiro em filmagem digital na Ásia e cresceu em notoriedade depois que seu filme “The Beautiful Washing Machine”, de 2004, ganhou o prêmio de melhor longa-metragem da ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) no Festival Internacional de Cinema de Bangkok do ano seguinte. Seu trabalho tem sido reconhecido em festivais por toda região Ásia-Pacífico, e em 2016 ele ganhou um prêmio Leão de Prata de Cannes pelo curta-metragem “Last Day of School”.

Steve Chao é o principal apresentador e correspondente pela série 101 East, da emissora Al Jazira, sendo renomado por sua destemida cobertura de conflitos, especialmente no Afeganistão. Os filmes recentes do canadense têm investigado temas como o grande braço do aparato de segurança da China, o tráfico de antiguidades e tratamento a refugiados. O trabalho de Chao foi reconhecido em festivais como New York Film Festivals, One World Media Awards e Asian Television Awards. Seu filme sobre o presidente filipino Rodrigo Duterte foi indicado a um Emmy Internacional.

Diana Carrillo Tiburcio e Victor Ortega, ambos do México, também farão parte do júri como representantes do Escotismo Mundial. Carrillo foi eleita como uma dos seis Assessores Juvenis do Comitê Escoteiro Mundial durante a Conferência Escoteira Mundial no Azerbaijão, no último ano, e tem se envolvido no Movimento por 17 anos. Ela pensa que o Festival de Cinema é uma grande oportunidade para mostrar ao mundo o que Escotismo realmente é. “Como jurada, estou procurando por filmes que mostram, de maneira criativa, como Escoteiros estão criando um mundo melhor enquanto se divertem e fazem amigos”, disse ela. Um de seus curta-metragem favoritos é “Man”, de John Cutts. Ortega é o Gerente de Design Gráfico e Visual no Escritório Escoteiro Mundial, em Kuala Lumpur, e tem sido Escoteiro desde que tinha 10 anos de idade.

O Movimento celebra o centenário do Ramo Pioneiro com uma série de eventos emocionantes durante o ano de 2018.“Pioneiros, sendo membros do ramo mais velho no Escotismo, são inclinados a tomar iniciativas pessoais e selecionar interesses que são relevantes a eles, respondendo às necessidades de jovens na sociedade e no ambiente em que vivem”, disse Katan. “O Centenário Pioneiro nos dá uma oportunidade para celebrar a relevância do Escotismo e a maneira com que ele responde ao mundo em constante mudança que nos rodeia, através do serviço comunitário.”

O último dia para enviar filmes é 31 de agosto, e uma cerimônia especial será realizada em Kuala Lumpur no dia 3 de novembro para celebrar as produções de filme e premiar os diretores vencedores.

Mais informações sobre o Festival de Cinema podem ser encontradas em scout.org/filmfest (em inglês)

Skip to content