Escoteiros participam de minicurso da Defesa Civil

12 julho 2017

A Secretaria de Ordem Pública de São João da Barra, por meio da Defesa Civil, em parceria com o Gemar – Grupo de Escoteiros do Mar de São João da Barra (129º/RJ) –, realizou no sábado, 8, minicurso sobre noções de combate a incêndio, primeiros socorros e prevenção de acidentes, para 15 escoteiros. Uma visita ao Destacamento do Corpo de Bombeiros, em Atafona, marcou o encerramento das atividades.

O coordenador municipal de Defesa Civil, Adriano Assis, destacou a importância da aquisição de conhecimentos em técnicas e procedimentos de emergência para manter os sinais vitais e tentar evitar a piora do quadro de vítimas de mal súbito, acidentes, ou que estão em perigo de vida. “Enfocamos também a prevenção de incêndios e acidentes para evitar que situações de perigo saiam do controle”, comentou, alertando em casos de emergência a primeira coisa a se fazer é manter a calma e chamar o Corpo de Bombeiros, que irá realizar o resgate das vítimas de forma correta.

“É fundamental para as tropas escoteiras a aquisição destes conhecimentos que, sem dúvida alguma, serão úteis para o cotidiano e principalmente em situações de emergência em acampamentos, por exemplo”, declarou a chefe dos Escoteiros, Tauaini Yasmine Mayer de Lima, ressaltando que, além dos conhecimentos, o minicurso ajudará os escoteiros a adquirirem distintivos de especialidades que serão costurados aos uniformes exibindo suas conquistas e honras.

Os representantes da Defesa Civil – gerente de operações Marco Antônio Careca e o agente Marílson Xavier – ministraram, também, o treinamento prático sobre primeiros socorros, reconhecimento e uso de extintores, prevenção de acidentes domésticos e como eliminar um escapamento de gás de cozinha.

No encerramento uma visita guiada pelo 3º sargento Da Silva mostrou aos escoteiros as instalações do quartel do Corpo de Bombeiros, atuação e equipamentos de salvamento terrestre e aquático, e de combate a incêndio.
“Sábado, dia 15, às 14h, estaremos participando da oficina de navegação e observação aérea, que será ministrada pela Defesa Civil, no Aeródromo, em Atafona”, informou Tauaini.

Fonte: www.portalozk.com

Skip to content