Escoteiros do interior de SP arrecadam alimentos para tribo indígena - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do interior de SP arrecadam alimentos para tribo indígena

11 abril 2016

Os escoteiros do 16º Distrito (que inclui vários grupos de Jundiaí) fazem campanha para arrecadar alimentos e material de higiene para a tribo indígena Tekoá Pyau, no Jaraguá. A entrega será no próximo domingo. Os escoteiros ainda realizarão no próximo dia 23, o II Desafio Indígena, no Jardim Botânico, em Jundiaí, para explorar a cultura dos índios.

Entre os grupos que estão realizando a campanha está o Grupo de Escoteiros Curuqui. Segundo Paulo Roberto Perciani, Chefe do ramo Lobinho, esta não é a primeira vez que a campanha é realizada. “No ano passado conseguimos arrecadar cerca de 300 quilos de alimentos. Lá são cerca de 300 famílias que moram em situação precária, sem saneamento nem água encanada”, conta. A expectativa, segundo Perciani, é de que neste ano a arrecadação seja maior, já que outros grupos escoteiros foram envolvidos.

A escolha do período, segundo o chefe de grupo, para a atividade se dá pela comemoração ao Dia do Índio (19) e ao Dia do Escoteiro (23). “A expectativa é de receber cerca de 200 crianças entre 6,5 anos a 10 anos para o Desafio Indígena no Jardim Botânico. Cada grupo escoteiro fica responsável por apresentar uma parte da cultura dos índios brasileiros como a peteca, arco e flecha e outros. É um momento de aprendizado e valorização da cultura dos índios”, destaca.

Perciani lembra que a tribo Tekoá Pyau recebeu recentemente a demarcação legal do território em que vivem, no Jaraguá, próximo à Capital.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Skip to content