Escoteiros do interior de SP arrecadam alimentos para tribo indígena

11 abril 2016

Os escoteiros do 16º Distrito (que inclui vários grupos de Jundiaí) fazem campanha para arrecadar alimentos e material de higiene para a tribo indígena Tekoá Pyau, no Jaraguá. A entrega será no próximo domingo. Os escoteiros ainda realizarão no próximo dia 23, o II Desafio Indígena, no Jardim Botânico, em Jundiaí, para explorar a cultura dos índios.

Entre os grupos que estão realizando a campanha está o Grupo de Escoteiros Curuqui. Segundo Paulo Roberto Perciani, Chefe do ramo Lobinho, esta não é a primeira vez que a campanha é realizada. “No ano passado conseguimos arrecadar cerca de 300 quilos de alimentos. Lá são cerca de 300 famílias que moram em situação precária, sem saneamento nem água encanada”, conta. A expectativa, segundo Perciani, é de que neste ano a arrecadação seja maior, já que outros grupos escoteiros foram envolvidos.

A escolha do período, segundo o chefe de grupo, para a atividade se dá pela comemoração ao Dia do Índio (19) e ao Dia do Escoteiro (23). “A expectativa é de receber cerca de 200 crianças entre 6,5 anos a 10 anos para o Desafio Indígena no Jardim Botânico. Cada grupo escoteiro fica responsável por apresentar uma parte da cultura dos índios brasileiros como a peteca, arco e flecha e outros. É um momento de aprendizado e valorização da cultura dos índios”, destaca.

Perciani lembra que a tribo Tekoá Pyau recebeu recentemente a demarcação legal do território em que vivem, no Jaraguá, próximo à Capital.

Fonte: Jornal de Jundiaí

Skip to content