Romaria Nacional Escoteira reúne 1.500 escoteiros de todo o país em Aparecida-SP - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Romaria Nacional Escoteira reúne 1.500 escoteiros de todo o país em Aparecida-SP

3 abril 2019

No último domingo (31) aconteceu em Aparecida-SP a 16° Romaria Nacional Escoteira, um dos principais eventos do calendário dos Escoteiros Católicos no Brasil. O encontro reuniu mais de 1.500 participantes, entre crianças, adolescentes, jovens e adultos, de pelo menos 100 grupos de todo o país.

A programação começou desde cedo com a Santa Missa, celebrada pelo Arcebispo de Aparecida, Dom Orlando Brandes. Os romeiros também participaram do já tradicional ‘Caracol’, momento de interação e proximidade entre os escoteiros e lobinhos. Além disso a programação contou com homenagens, premiações e também a escolha do novo guardião da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida – a imagem foi recebida pelo G.E. Sentinela do Paraná (238°/PR).

Durante a Homilia, Dom Orlando saudou todos os escoteiros e tratou sobre a importância fundamental do Escotismo na educação de crianças, adolescentes e jovens, e também saudou os adultos voluntários do Movimento Escoteiro. A Romaria Escoteira é o maior evento dos Escoteiros do Brasil em que o público não-escoteiro tem a oportunidade de estar em contato com os escoteiros.

A Romaria é um importante evento desenvolvido por chefes escoteiros da região de Aparecida, como explicou Padre Hugo Galvão, capelão-assistente dos Escoteiros do Brasil. “Tem como objeteivo principal fortalecer a religiosidade dentro da espiritualidade de modo mais marcante, através da visita dos escoteiros ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida”, comenta. Além da presença do próprio Padre, outras autoridades religiosas envolvidas com o Movimento Escoteiro também participaram, em especial os Chefes Othon e Tonhinho e equipe, responsáveis anualmente pela Romaria Escoteira Nacional.

Skip to content