Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Projeto Aproxima oferece oportunidade de intercâmbio internacional para jovens e famílias escoteiras

16 de agosto de 2018


Em 2018 os Escoteiros do Brasil lançaram um programa de intercâmbio com foco em apresentar à adolescentes e jovens associados uma oportunidade de vivenciar ainda mais a vida em equipe. Mais do que no nível de grupo, distrital, regional ou nacional, a proposta é que sêniores e guias, pioneiros e pioneiras, tenham a oportunidade de experimentar uma experiência internacional, vivenciando diferentes maneiras de pensar, agir e entender, fora das fronteiras tradicionais de nosso país. Batizado de Projeto Aproxima, este programa permitirá o intercâmbio com irmãos de Movimento de outros países, para conhecer outras culturas, idiomas e aventuras.

Jovens entre 16 e 21 anos estão aptos para participar do Aproxima, uma iniciativa da Equipe Nacional de Relações Internacionais. Além do crescimento pessoal, a oportunidade de conhecer novos idiomas, fazer amizades com escoteiros de outros países e tornar-se cidadãos globais são benefícios deste programa, que colocará o participante hospedado e participando da rotina de uma família escoteira de outro país, por um período entre 2 e 4 semanas.

Além de viajantes, os escoteiros brasileiros podem também participar do Aproxima como família anfitriã. Neste formato, a família tem a oportunidade de igualmente oferecer estadia e a rotina para que o intercambista participe e compartilhe do dia a dia, atividades comunitárias, escoteiras. É importante ressaltar que todas as famílias passarão por treinamento e triagem antes de receber os intercambistas, além é claro de ter domínio de inglês ou espanhol.

Lembrando do 4º artigo da Lei Escoteira: “O Escoteiro é amigo de todos e irmão dos demais escoteiros”, em que por princípio, você tem amigos escoteiros no mundo inteiro, o Projeto Aproxima reforça a Fraternidade Mundial e oportuniza uma experiência que, certamente, será marcante para a vida de seus participantes.

Para saber mais sobre os requisitos tanto para interessados em viajar como para receber viajantes, bem como o funcionamento dos processos, acesse o Guia do Projeto Aproxima. As fichas de inscrição estão disponíveis pelos links:

Projeto Aproxima

https://goo.gl/uCyGxz

https://goo.gl/sbZLx3

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens