Neste sábado, Escoteiros do Brasil participam de programa ‘Como Será?’ da Rede Globo, em debate sobre Meio Ambiente. Acompanhe! - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Neste sábado, Escoteiros do Brasil participam de programa ‘Como Será?’ da Rede Globo, em debate sobre Meio Ambiente. Acompanhe!

10 janeiro 2019

Neste final de semana, o programa de televisão ‘Como Será?’, da Rede Globo, apresentará ao público um debate sobre o Meio Ambiente e os desafios para o novo governo brasileiro, no quadro ‘Tamo Junto’ – que convida jovens para debater uma série de assuntos propostos. Para a conversa, três representantes de organizações sociais, e entre eles, Isabella França. A jovem paulista de 24 anos está no Movimento Escoteiro desde 2003, como parte do G.E. Santo Amaro (56°/SP), e logo será graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Além dos Escoteiros do Brasil, os outros representantes que participam do programa são Greenpeace e Engajamundo. A primeira é referência em ações para preservação da natureza, e a Engajamundo tem foco em lideranças jovens nas tomadas de decisão da política internacional.

A participação na discussão permitiu à jovem Isabella aprendizado, além de mostrar um pouco mais do Movimento Escoteiro em rede nacional. “Enquanto instituição, eu levei a forma como nós escoteiros lidamos com as questões de sustentabilidade no Movimento, e qual é o nosso papel enquanto cidadãos. Busquei enfatizar que estamos ligados no que está acontecendo, e temos acompanhado as discussões para, inclusive, reforçar ainda mais o escotismo como um agente de transformação social e de relevância para os debates”, comenta. “Nós tivemos um debate bem rico e saudável, e eu pude aprender muita coisa, inclusive”. A jovem é estagiária do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, e está fundando na universidade uma empresa júnior com foco em políticas públicas.

O ponto central da conversa do quadro, apresentado por Michelle Loreto, foi o governo eleito com foco nas pautas de Meio Ambiente. Isabella relatou que o consenso é a preocupação de todos com a necessidade por políticas que revertam o atual cenário e tendência do Brasil nos últimos anos, principalmente no quesito ‘desmatamento’. “São necessárias ações climáticas hoje e agora pra reverter o impacto que está por vir ao meio ambiente, e isso é muito sério”, confirmou. E neste sentido, a jovem explicou que a imagem dos Escoteiros é positiva. “Tanto pela nossa participação no programa, quanto pelos papos que tivemos, eu percebi uma visão de que nós somos uma organização grande, de influência, e que traz a importância da preservação do meio ambiente, da educação e conscientização ambiental para os jovens através do dia-a-dia, das nossas atividades semanais, acampamentos e afins”.

Para o diretor adjunto de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, Fred Santos, a participação no encontro representa claramente o prestígio da nossa instituição. “Ao meu ver, só o fato de termos sidos convidados para a participação no programa já demonstra a relevância do escotismo na sociedade, e a forma com que desenvolvemos nosso projeto. Tanto pelo trabalho na questão ambiental, mas também de modo geral, sempre com seriedade; isso é uma demonstração inequívoca da nossa relevância na sociedade”, comenta. Fred ainda destacou a defesa da jovem no programa. “Além de ser uma pessoa muito dedicada e entusiasmada, é de uma inteligência ímpar, e é gratificante ver a defesa de posicionamentos de forma muito hábil, demonstrando a preocupação com o meio ambiente. Não é uma questão de governo, mas de estado, e o Brasil precisa estar atento às questões ligadas à natureza”.

Não deixe de conferir a participação de Isabella no quadro ‘Tamo Junto’. O programa ‘Como Será?’, vai ao ar na manhã do sábado (12), às 07h00.

Skip to content