Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens

Neste sábado, Escoteiros do Brasil participam de programa ‘Como Será?’ da Rede Globo, em debate sobre Meio Ambiente. Acompanhe!

10 de janeiro de 2019


Neste final de semana, o programa de televisão ‘Como Será?’, da Rede Globo, apresentará ao público um debate sobre o Meio Ambiente e os desafios para o novo governo brasileiro, no quadro ‘Tamo Junto’ – que convida jovens para debater uma série de assuntos propostos. Para a conversa, três representantes de organizações sociais, e entre eles, Isabella França. A jovem paulista de 24 anos está no Movimento Escoteiro desde 2003, como parte do G.E. Santo Amaro (56°/SP), e logo será graduada em Políticas Públicas pela Universidade Federal do ABC. Além dos Escoteiros do Brasil, os outros representantes que participam do programa são Greenpeace e Engajamundo. A primeira é referência em ações para preservação da natureza, e a Engajamundo tem foco em lideranças jovens nas tomadas de decisão da política internacional.

A participação na discussão permitiu à jovem Isabella aprendizado, além de mostrar um pouco mais do Movimento Escoteiro em rede nacional. “Enquanto instituição, eu levei a forma como nós escoteiros lidamos com as questões de sustentabilidade no Movimento, e qual é o nosso papel enquanto cidadãos. Busquei enfatizar que estamos ligados no que está acontecendo, e temos acompanhado as discussões para, inclusive, reforçar ainda mais o escotismo como um agente de transformação social e de relevância para os debates”, comenta. “Nós tivemos um debate bem rico e saudável, e eu pude aprender muita coisa, inclusive”. A jovem é estagiária do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável, e está fundando na universidade uma empresa júnior com foco em políticas públicas.

O ponto central da conversa do quadro, apresentado por Michelle Loreto, foi o governo eleito com foco nas pautas de Meio Ambiente. Isabella relatou que o consenso é a preocupação de todos com a necessidade por políticas que revertam o atual cenário e tendência do Brasil nos últimos anos, principalmente no quesito ‘desmatamento’. “São necessárias ações climáticas hoje e agora pra reverter o impacto que está por vir ao meio ambiente, e isso é muito sério”, confirmou. E neste sentido, a jovem explicou que a imagem dos Escoteiros é positiva. “Tanto pela nossa participação no programa, quanto pelos papos que tivemos, eu percebi uma visão de que nós somos uma organização grande, de influência, e que traz a importância da preservação do meio ambiente, da educação e conscientização ambiental para os jovens através do dia-a-dia, das nossas atividades semanais, acampamentos e afins”.

Para o diretor adjunto de Relações Institucionais dos Escoteiros do Brasil, Fred Santos, a participação no encontro representa claramente o prestígio da nossa instituição. “Ao meu ver, só o fato de termos sidos convidados para a participação no programa já demonstra a relevância do escotismo na sociedade, e a forma com que desenvolvemos nosso projeto. Tanto pelo trabalho na questão ambiental, mas também de modo geral, sempre com seriedade; isso é uma demonstração inequívoca da nossa relevância na sociedade”, comenta. Fred ainda destacou a defesa da jovem no programa. “Além de ser uma pessoa muito dedicada e entusiasmada, é de uma inteligência ímpar, e é gratificante ver a defesa de posicionamentos de forma muito hábil, demonstrando a preocupação com o meio ambiente. Não é uma questão de governo, mas de estado, e o Brasil precisa estar atento às questões ligadas à natureza”.

Não deixe de conferir a participação de Isabella no quadro ‘Tamo Junto’. O programa ‘Como Será?’, vai ao ar na manhã do sábado (12), às 07h00.

Fale

Conosco

Escoteiros do Brasil - Educação e lazer para crianças e jovens