MutEco incentiva UELs a fazerem um Clean-Up em praias, lagoas, rios ou cachoeiras próximos à suas sedes. - Escoteiros do Brasil
Área do associado

MutEco incentiva UELs a fazerem um Clean-Up em praias, lagoas, rios ou cachoeiras próximos à suas sedes.

23 maio 2018

“Acabe com a Poluição Plástica”, o tema do Dia Mundial do Meio Ambiente (World Environment Day – WED) de 2018, é uma chamada para todos nos unirmos e combatermos um dos maiores desafios ambientais de nossos tempos: o plástico. Como um dos principais componentes de engajamento da celebração do WED, a ONU Meio Ambiente convidou todos os cidadãos, empresas e organizações para organizar e participar de limpezas de praias e rios em todo o mundo. O objetivo principal é conscientizar sobre o lixo no mar, em particular a poluição plástica, e contribuir para limpar nossas cidades.

Nesse sentido, a ONU Meio Ambiente propõe aos participantes que realizem clean-ups durante as celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente, em um esforço combinado com as iniciativas promovidas por outras organizações durante o World Clean Up Day, que acontece em setembro. Dessa forma, criaremos um arco temporal entre os dois eventos, alcançando o que poderemos chamar de o ‘Maior Clean Up do Mundo!’.

Ainda que clean-ups não resolvam diretamente as causas da poluição plástica (produção excessiva e dependência de itens de plástico descartável, ausência de materiais alternativos e sistemas de gestão de resíduos efetivos), eles são uma forma importante de mobilizar a participação do público e sensibilizar sobre o tema. Por esse motivo, entre as atividades propostas para o MutEco deste ano consta, mais uma vez, um Clean-Up (item 3.6 do Boletim do MutEco – disponível em https://www.escoteiros.org.br/wp-content/uploads/2018/04/MUTECO-RELATORIO-amostra7.pdf).

Assim, incentivamos as Unidades Escoteiras Locais (UELs) de todo o País a realizarem, durante o MutEco, um Clean-Up numa praia, lagoa, rio ou cachoeira próximos à sua sede, e a registrarem suas atividades online no site do Dia Mundial do Meio Ambiente: www.worldenvironmentday.global. A informação estará disponível em um mapa interativo de todas as atividades globais.

Além disso, pedimos que as UELs que forem realizar um Clean-Up informem para o e-mail [email protected], preferencialmente até quarta-feira (dia 31 de maio), uma estimativa do nº de membros juvenis que deverão se envolver na Ação (não precisa ser o número exato – uma estimativa apenas) e o local onde ocorrerá a ação.

Skip to content