G.E Ipanema (216º/SP) faz 25 anos de fundação - Escoteiros do Brasil
Área do associado

G.E Ipanema (216º/SP) faz 25 anos de fundação

15 agosto 2017

O Grupo Escoteiro Ipanema (216º/SP) completa hoje, dia 15 de Agosto, 25 anos de fundação. Para comemorar a data, nos dias 26 e 27 deste mês todos os grupos que fazem parte do Distrito Escoteiro de Sorocaba devem participar de um acampamento especial no Sítio Saracura, em Araçoiaba da Serra. Cerca de 220 pessoas, entre crianças e adultos, irão comemorar no evento o aniversário do grupo com atividades diferenciadas. O grupo Ipanema foi fundado por chefes do Grupo Escoteiro Santana no dia do aniversário de Sorocaba. Até mesmo as cores do lenço: amarelo e vermelho são as mesmas da bandeira do município.

Segundo Michael Pereira de Oliveira, 25, assistente administrativo do grupo, a história do Ipanema começou em 1992, quando a antiga metalúrgica Villares cedeu espaço para a sede do novo grupo de escoteiros. No ano 2000, conta, o grupo conquistou outra vitória ao ser reconhecido pela Prefeitura de Sorocaba como entidade de utilidade pública. Atualmente, a sede funciona no Jardim Gutierres, na rua Emília Volpe Decária. Todos os sábados, a partir das 8h30, os escoteiros se reúnem no local para as atividades.

As ações desenvolvidas pelos escoteiros, segundo Heloíse Mara Aleixo Torres, 29, assistente financeiro do grupo, variam conforme a faixa etária e por isso, o grupo é dividido em quatro ramos ou seções: Lobinho, Escoteiro, Sênior e Pioneiro. A partir de seis anos e meio a criança já pode ser escoteira e fará parte de alcatéias mistas. Já no ramo Escoteiro, ao completarem 11 anos, as crianças passam para a Tropa Escoteira, cuja ambientação é a aventura. Nessa tropa ficam até os 14 anos, sob a coordenação de um chefe: o escotista responsável e seus assistentes. No Ramo Sênior, dos 15 aos 17 anos, os jovens fazem parte das Tropas de Escoteiros Seniores e Guias Escoteiras. A ambientação das tropas é movida pelos desafios intelectual, moral, físico e afetivo.

Já o ramo Pioneiro tem como objetivo desenvolver ações sociais e de cidadania, aplicando todos os conhecimentos reunidos durante as demais etapas de vida escoteira. Os rapazes e moças de 18 a 21 anos reúnem-se no Clã Pioneiro, que é coordenado pelo Mestre Pioneiro, com a ajuda de seus assistentes. As atividades são desenvolvidas por equipes de trabalho ou interesse.

Atualmente o Ipanema é formado por duas Alcatéias, chamadas Baden-Powell e Rudyard Kipling; duas Tropas Escoteiras, a Camauirá e a Xavante; uma Tropa Sênior, batizada de Agulhas Negras e um Clã Pioneiro, chamado de Caerleon. “Nosso grupo é o nono do Estado de São Paulo em número de integrantes e no último ano conquistamos o Prêmio de Grupo Padrão Ouro”, destaca Oliveira.

Buscando o crescimento e fortalecimento do grupo, afirma Heloíse, regularmente o grupo realiza festas para arrecadar fundos, buscando a ampliação da sede com a construção de uma sala maior para a alcatéia, conclusão da torre de rapel e tirolesa. “Buscamos melhorar a cada dia e assim tornar jovens melhores para um mundo melhor”, afirma.

No mundo

O Movimento Escoteiro foi criado e desenvolvido em 1907, pelo inglês Robert Baden Powell (1857-1941). Trata-se de um método educacional realizado com a colaboração de adultos voluntários. A Promessa Escoteira é a base moral do Escotismo: “Prometo, pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha Pátria, ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião, e obedecer à Lei Escoteira.”

Fonte: www.jornalcruzeiro.com.br

Skip to content