Escoteiros do Brasil realizam Curso de Formadores 1 e 2 em dois estados do país - Escoteiros do Brasil
Área do associado

Escoteiros do Brasil realizam Curso de Formadores 1 e 2 em dois estados do país

12 novembro 2018

Nos dias 02, 03 e 04 de novembro aconteceu nas cidades de São Paulo-SP e Macaíba-RN os Cursos de Formadores 1 e 2. O CF1 capacita o adulto para desempenhar funções decorrentes de designação para a área de formação de adultos, e ministrar unidades didáticas nos cursos oferecidos pelos Escoteiros do Brasil. Já o CF2 tem por objetivo consolidar a capacitação do adulto para o desempenho das atribuições inerentes ao cargo que exerce como dirigente na área de Gestão de Adultos.

O CF2 ocorrido em São Paulo foi dirigido pela Diretora de Métodos Educativos dos Escoteiros do Brasil e DCIM, Carmen Barreira, e o CF1 por José Inácio Oliveira, DCIM e Conselheiro Nacional. O encontro, que aconteceu no Centro Escoteiro Jaraguá contou com a seguinte equipe de capacitadores: Marcos Ramacciato – Gerente de Gestão de Adultos -, Sonia Jorge, Adriano Chaves, Robson Alexandre, Paulo Hohnen, Aparecido Duarte, Jaqueline Luz, Ariadne Bonato, Vania Dohme, Ronaldo Engracia, Paulo Henrique Barbosa, e teve a participação de 30 pessoas no CF 1 e 27 no CF 2.

No Rio Grande do Norte, o CF2 foi dirigido pela 2° Vice-Presidente dos Escoteiros do Brasil, DCIM Ilka Denise Rosseto Gallego Campos, e o CF1 por Marlene Carvalho, DCIM. Os profissionais do Escritório Nacional Vitor Augusto (Gerente de Programa) e Luiz Horn (Gerente de Métodos Educativos) também participaram, assim como a seguinte equipe de capacitadores: Ivan Nascimento, Ana Marcelino, Braulio Silva, Christian Barbosa, Renata Nascimento, Lineu Miranda, Nilton Freire. Os cursos contaram com 24 participantes no CF 1 e 16 no CF 2.

Em 2018, os cursos de formadores aconteceram na modalidade presencial e em EAD, com as tarefas prévias e tarefas complementares após a parte presencial, tudo acontecendo na plataforma nacional. Essa inovação foi muito bem recebida pelos cursantes e pelas equipes dos cursos.

Em 2018 os Escoteiros do Brasil estão capacitando quase 100 adultos voluntários e movimentou 24 formadores nas equipes dos cursos, que continuam trabalhando como tutores nas tarefas complementares, que seu término previsto para o dia 08/12/2018.

Skip to content